Comunicação

11 de setembro de 2023 - Lar Foods

Avicultura da Lar completa 24 anos com inaugurações em Matelândia

Mais de 150 convidados, entre autoridades estaduais e municipais, além de gestores da Cooperativa, prestigiaram, no último sábado (09), a solenidade que marcou a comemoração dos 24 anos de avicultura da Lar. A data foi celebrada com inaugurações de obras na Unidade Industrial de Aves, em Matelândia (PR), que permitiram a ampliação do abate de aves e a reutilização de água com o inovador sistema de tratamento para o consumo humano e processos industriais.

Benção foi feita pelo Padre Antônio Gerisvan Pinheiro da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio de Matelândia (PR).

“A Lar investiu muito em sua avicultura nos últimos quatro anos. Se somarmos todos os projetos, desde a recria de aves, aquisições, reformas e ampliações das indústrias de aves e rações, incubatórios, além da expansão da nossa frota própria, o investimento é próximo de R$ 2 bilhões, sem considerar os recursos dos associados que também modernizaram suas propriedades, por isso temos um sistema sólido e moderno”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues durante entrevista coletiva à imprensa.

Diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Todos esses investimentos permitiram a Lar Cooperativa a alcançar a impressionante marca de 4ª maior empresa de abate de frangos da América Latina e a 3ª maior do Brasil. O superintendente da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Robson Mafioletti, parabenizou a Lar por seu compromisso com os princípios do cooperativismo e o destaque alcançado no cenário nacional e internacional. “A Lar é um orgulho para todos nós brasileiros e principalmente os paranaenses. Nas últimas décadas apresentou um crescimento extraordinário que proporcionou, através de sua industrialização, agregação de valor para os cooperados”.

Superintendente da Ocepar, , Robson Mafioletti.

INAUGURAÇÕES EM MATELÂNDIA (PR)

Com visão de mercado inovadora e sustentável, a Lar Cooperativa inaugurou na Unidade Industrial de Aves, em Matelândia (PR), as últimas obras voltadas às indústrias de frango, o que possibilitou ampliar o abate nesta unidade para 500 mil aves/dia, gerando emprego e renda para mais de 9 mil trabalhadores na região.

“Com a chegada da Lar em Matelândia, o município e toda a região se desenvolveram de forma excepcional. A nossa indústria alavancou de modo que nos tornou referência no estado e hoje 70% da arrecadação municipal é proveniente do setor industrial da qual a Lar faz parte e para nós é uma honra contar com uma empresa de respeito e admirada no Brasil e no mundo”, disse o prefeito de Matelândia (PR), Maximino Pietrobon.

Além das obras de ampliação do abate, a unidade também ganhou o inovador sistema de reúso de águas, um dos mais modernos do país que permite tratar todo o efluente industrial reaproveitando a água, tanto para o consumo humano quanto para os processos de industrialização do frango.  

Sistema de Tratamento de Águas e Efluentes.

“Em média, são necessários 30 litros de água para o abate de um frango e na indústria de Matelândia, a maior entre as quatro plantas em operação, o consumo de água é elevado por conta das proporções que temos. Todas essas questões somadas ao compromisso da Lar com a preservação do meio ambiente, nos levaram a implantar o sistema de reúso de água e com isso reduzimos a captação e lançamento de água nos mananciais da região”, explicou a gerente industrial de avicultura da Lar, Lérida Fantin de Vargas.

Diariamente são consumidos 13.200 m³ de água para a industrialização do frango, esse volume somente na indústria de Matelândia (PR), o que equivale ao consumo de uma população de 120 mil habitantes. Com a implantação do sistema de tratamento de águas e efluentes da Lar, a unidade passará a reaproveitar 50% do volume para a industrialização e os outros 50% destinado para fertirrigação em áreas de reflorestamento.

Entrega da licença de operação do sistema de reúso.

 A indústria de aves em Matelândia foi a primeira a ser inaugurada, em setembro de 1999, quando a Lar Cooperativa apostou na avicultura para diversificar a produção e viabilizar pequenas propriedades para geração de renda aos associados. É a maior entre as quatro plantas em operação, que juntas totalizam um abate diário de mais de 1 milhão de aves, produção com destino a todo território nacional e exportada para mais de 87 países em diversas regiões do mundo.