Comunicação

18 de junho de 2024 - Lar Agro

Alinhado com as práticas do ESG, associados da Lar inauguram usina de biometano

Em um compromisso notável com a sustentabilidade e as práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), a família Sandmann, associados da Lar Cooperativa há cerca de 40 anos, inaugurou no dia 11 de junho, em Santa Helena (PR), uma usina de biometano, transformando dejetos e carcaças de suínos e frangos em fonte de economia sustentável, promovendo benefícios para a família e para a comunidade.

“A proximidade do perímetro urbano à propriedade despertou nossa atenção para a necessidade de solucionarmos questões intrínsecas à atividade, como odores e proliferação de moscas. A alternativa encontrada foi a implantação da usina de biometano, que além de solucionar esses desafios, ainda nos possibilita gerar energia elétrica para aquecer os aviários e biocombustível para movimentar os caminhões de transporte dos animais”, explicou Luana Sandmann, responsável pelo projeto da família.

Com um avançado sistema, que envolve vários processos cuidadosamente planejados, a usina transforma dejetos e carcaças de suínos e aves em biometano, um combustível renovável que pode ser utilizado em diversas aplicações, como o abastecimento de veículos e geração de energia elétrica. Na propriedade da família Sandmann, o biometano será destinado para abastecer os seis caminhões da propriedade e substituir a lenha no aquecimento dos aviários.

A propriedade da família Sandmann aloja 2.500 suínos de terminação e 144 mil aves de corte. A economia é estimada em R$ 42 mil por mês com combustível e de R$ 240 mil por ano em matéria-prima, sem contar os ganhos ambientais promovendo benefícios para toda a comunidade.

A iniciativa é um marco para a região e está alinhada com as políticas ambientais da Cooperativa, que desenvolve uma série de programas para incentivar a sustentabilidade nas propriedades dos associados, com uma equipe permanente para prestar todo o apoio necessário na implantação de projetos sustentáveis. “A Lar foi muito importante neste projeto, nos fornecendo todo o suporte no sentido de levantar pontos relevantes, desde legislação até os melhores equipamentos para atender nossa demanda”, complementou Luana Sandmann.

Em sua participação semanal no programa de rádio da Cooperativa, o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, parabenizou a família Sandmann. “Muito se fala do ESG e questões ambientais, mas com essa usina de biometano podemos ver na prática um exemplo de atitude partindo dos associados, aliás um belo projeto que inclusive destaca Santa Helena (PR) no mapa de grandes inciativas contra o aquecimento global e a favor da sustentabilidade”.

O projeto da família Sandmann chamou a atenção de outros associados e empresas da região, que compareceram na cerimônia de inauguração para conhecer de perto o funcionamento do sistema e os benefícios provenientes da iniciativa.