Comunicação

6 de julho de 2021 - Institucional

Lar Cooperativa recebeu a visita de Alysson Paolinelli, o homem que revolucionou a forma de produzir alimentos no Brasil.

Paolinelli nasceu em Minas Gerias em 1936 e desde muito jovem se interessou pela agricultura. Seguindo os passos do pai, engenheiro agrônomo, conheceu profundamente as dificuldades dos agricultores na época, bem como, os sérios problemas relacionados à falta de alimentos enfrentados pelo Brasil.

Em 1959 Paolinelli se formou em Agronomia, especializando-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Logo, foi convidado para ser diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), que posteriormente passou a ser a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi o início de uma trajetória tão significativa para o país, que hoje, seu nome está em apreciação como candidato a receber o Prêmio Nobel da paz, uma resposta para a vida dedicada ao fortalecimento da agropecuária brasileira.

Os passos ficaram cada vez mais largos, com sua dedicação à modernização e tendo como base de tudo o conhecimento científico, seu trabalho foi conhecido e reconhecido como uma verdadeira revolução, que transformou o Brasil de um país importador, para um grande exportador de alimentos. Ele descobriu o potencial do Cerrado brasileiro, a ponto de torná-lo uma das áreas mais competitivas do mundo em termos de agricultura.

Foi convidado para assumir como Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais (1971-1974), em seguida para o comando do Ministério da Agricultura do Brasil (1974-1979). Posições importantes, que deram à Paolinelli as chaves de acesso a uma evolução extremamente abrangente. A agricultura como um topo passou a ser reorganizada, o conhecimento científico, as pesquisas, as novas tecnologias emergiram abundantemente. Foram fortalecidos e criados órgãos que desempenham papel fundamental até hoje, como a Embrapa e Embrater.

Depois de 18 anos, o ex-ministro voltou à Lar Cooperativa nesta segunda-feira (05), desta vez, acompanhado por uma comitiva que veio justamente conhecer um pouco mais sobre o sistema cooperativista. Paolinelli relata que acompanhou a trajetória da Lar desde aquela época e falou a respeito de sua admiração pela Cooperativa. Na atual visita, foi recebido pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, o diretor 1º vice-presidente Lauro Soethe, o diretor 2º vice-presidente Urbano Inacio Frey, juntamente com os superintendes. O Jardim dos Pioneiros da Lar ganhou mais uma peroba rosa, plantada por Paolinelli e sua comitiva.

Acompanhe uma entrevista completa com toda a trajetória e também com todas as considerações futuras para a agricultura brasileira de Alysson Paolinelli, na próxima edição da Revista da Lar.