Comunicação

2 de julho de 2025 - Institucional

Santa Missa em Ação de Graças marca início da Lar Cooperativa no Rio Grande do Sul

Uma Santa Missa em Ação de Graças marcou o dia 1º de julho de 2025, celebrando o início do abate de aves da Lar Cooperativa, em parceria com a Agroaraçá Alimentos, no Rio Grande do Sul. A cerimônia foi realizada na unidade industrial de aves em Nova Araçá (RS), reunindo autoridades regionais e municipais, lideranças políticas e do setor, fornecedores, associados e funcionários.

“Agora somos 14.800 associados e mais de 25 mil funcionários unidos por um propósito: cooperar para melhorar a vida das pessoas. Tenho a certeza de que trabalhando com dignidade e com propósito vamos progredir muito. A Lar chega com sua experiência de 61 anos de história, mas reconhecemos que por aqui existem grandes ensinamentos que vão nos somar para fazermos ainda melhor, porque quando assumimos esse compromisso, seguramente teremos a capacidade de superar qualquer obstáculo com resiliência”, destacou o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues.

A emocionante celebração conduzida pelo Padre Lóris Cortese foi um momento de união, força e renovação da fé, mas também uma profunda conexão com o passado da cooperativa. A escolha por uma cerimônia religiosa, em especial católica, remete diretamente à fundação da Lar. A Igreja Católica teve um papel crucial na mobilização dos agricultores que deram origem à cooperativa, sendo um pilar fundamental em sua história.

“A chegada da Lar tem uma importância enorme e só temos que agradecer por acreditarem no potencial da região. Este momento é carregado de muito significado, mas gostaria de destacar a prosperidade para toda a região e tenho certeza que a cooperativa será capaz de multiplicar tudo que construímos até aqui”, afirmou o diretor da Agroaraçá, Orlando Carrer.

Depoimentos

Importantes personalidades do setor agropecuário e lideranças políticas também estiveram presentes e compartilharam palavras de otimismo com a chegada da Lar Cooperativa ao Rio Grande do Sul.

“Chegou ao Rio Grande do Sul uma cooperativa modelo para o Brasil. Não tenho a menor dúvida de que a partir de hoje inicia-se não só uma nova empresa, mas um novo conceito. Afirmo isso porque visitei a Lar e voltei inspirado. Com propósito e com Deus, este trabalho será de muita alegria e sucesso” – ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra.

“A Lar é uma potência, referência no Brasil e no mundo. A cooperativa tem valores muito bem definidos, que só vão se somar a tudo que foi construído pela Agroaraçá. Nasce aqui uma parceria forte, onde o caminho pela frente é repleto de oportunidades porque o mundo precisa se alimentar e esse é o nosso compromisso” – Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

“Sempre vamos defender o desenvolvimento, essa é a nossa bandeira. Vamos sempre estar ao lado de quem trabalha e produz. Para o município é um orgulho receber uma cooperativa como a Lar. É um novo momento e o poder público está comprometido para o sucesso dessa nova fase” – prefeito de Nova Araçá, Henrique Peretti.

Sobre a prestação de serviços

A partir de 1º de julho de 2025, a Agroaraçá Indústria de Alimentos Ltda. será responsável pelo abate de frangos da Lar Cooperativa no Rio Grande do Sul, operando em regime de prestação de serviços. Este acordo de parceria significa que 100% do abate de aves na Unidade Industrial da Agroaraçá será dedicado à Lar, com a produção destinada tanto ao mercado interno quanto ao externo, o que ampliará significativamente a capacidade produtiva da cooperativa.

Este acordo representa um movimento estratégico significativo para ambas as instituições. Para a Lar Cooperativa, marca a expansão de sua produção por meio da prestação de serviços nas etapas de abate e fabricação de rações. Toda a cadeia produtiva no campo, incluindo o sistema de integração, ficará sob a responsabilidade direta da cooperativa. Com isso, os produtores integrados passarão a ser associados da Lar, o que fortalece ainda mais o vínculo com o modelo cooperativista.

Já para a Agroaraçá, a parceria garante a operação contínua e otimizada de seu parque industrial, impulsionando o desenvolvimento regional. Isso se dará pela geração de empregos diretos nas unidades industriais e pela criação de oportunidades de investimento para os produtores integrados.