Comunicação
4 de agosto de 2025 - Institucional
Resultados expressivos na qualificação de profissionais são destaques na Lar Cooperativa

Alinhado ao propósito da Lar de cooperar para melhorar a vida das pessoas, os expressivos resultados da cooperativa no pilar educação foram destaques no primeiro semestre de 2025. Somente no mês de julho quatro turmas concluíram a formação no curso Técnico em Eletromecânica, totalizando a capacitação de 44 funcionários, sendo que outras formações já estão em andamento com previsão de encerramento até o fim do ano.
Com a conclusão dessas quatro turmas, a Lar atinge a marca de mais de 350 profissionais formados no curso Técnico em Eletromecânica desde que começou a oportunizar a formação. Somado a outras capacitações de nível técnico, são mais de 430 talentos internos qualificados. Esse número expressivo destaca a relevância e o compromisso da cooperativa com o pilar educação em seu planejamento estratégico e está diretamente alinhado aos princípios do cooperativismo.




“Esse momento para a Lar Cooperativa representa futuro a partir do profissionalismo do quadro de funcionários. Temos indústrias modernas com máquinas e sistemas sofisticados que exigem conhecimento para serem operados. Ao oportunizar essa e outras formações, estamos não apenas melhorando a vida das pessoas com oportunidades financeiras, mas também com conhecimento”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

O momento, símbolo de desenvolvimento pessoal e profissional, representa uma importante conquista na carreira dos funcionários e inaugura uma nova fase repleta de oportunidades. Como de costume, para celebrar a formação, a Lar Cooperativa promoveu três cerimônias de formatura que contaram com a presença dos familiares dos formandos. Realizada entre os dias 11 e 17 de julho, em Cascavel e Medianeira, na região Oeste do Paraná, e em Rolândia, no Norte do estado, as celebrações foram marcadas por muita emoção e orgulho.
“É uma satisfação enorme poder concluir o curso, pois não é fácil conciliar trabalho e estudo, mas eu sou a prova de que é possível. Se a pessoa tem garra e determinação, e sabe aproveitar as oportunidades, ela é capaz de evoluir muito e só vamos alcançar esse objetivo estudando, se capacitando”, descreveu Lucas da Silva, funcionário da Unidade Industrial de Rações 6, em Medianeira.
Quem também soube aproveitar a oportunidade e concluir o curso foi o Thiago Donizete, funcionário da Unidade Industrial de Aves 3, em Rolândia. “Estou muito feliz e agradecido por esse momento. Faço parte da Lar há cinco anos e o que eu percebi é uma cooperativa que se preocupa bastante com o funcionário, principalmente em investir na capacitação das pessoas. Esse não é o meu primeiro curso, já participei de muitos treinamentos e não pretendo parar por aqui”, comentou.
Para impulsionar a capacitação, a Lar conta com uma equipe exclusiva para oferecer suporte e apoio contínuo aos estudantes, um diferencial que foi destacado por Bruna Moraes, da Unidade Industrial de Aves 2, em Cascavel. “Esse apoio da Lar foi essencial para minha formação, porque a cooperativa entendeu as necessidades do curso. Sempre que precisei participar de apresentações ou trocar de turma por exemplo, não houve resistência, muito pelo contrário, recebi total apoio, uma dedicação exemplar com as pessoas”, ressaltou.
O curso Técnico em Eletromecânica é uma das mais relevantes formações para o desenvolvimento da indústria, que exige profissionais capacitados para administrar e realizar a manutenção de sistemas e equipamentos modernos e eficientes instalados no parque industrial da cooperativa, sendo uma das bases para a alta performance das operações.
A Lar Cooperativa oportuniza essas capacitações aos funcionários há mais de 10 anos através de uma parceria com o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e mais recentemente com o apoio da Lar Universidade Corporativa. Além do curso de eletromecânica, outras formações de nível técnico também são ofertadas, como por exemplo, os cursos de Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Alimentos. Iniciativas como essas configuram a Lar como uma cooperativa educadora.





