Comunicação
31 de outubro de 2025 - Institucional, Sem categoria
Lar Cooperativa é premiada em nove categorias do Prêmio Quem é Quem 2025
 
						A Lar Cooperativa reforçou sua posição de referência no agronegócio ao ser premiada em nove categorias do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos 2025. A cerimônia, conhecida como o “Oscar do Cooperativismo” e realizada durante a AveSui América Latina, em Cascavel (PR), na última quarta-feira (29), celebrou as iniciativas, lideranças e resultados que transformam o setor.
Neste ano, a Lar foi premiada nas categorias: Desempenho Econômico-Financeiro; Gestão Socioambiental; Melhor Assistente Técnico – Suínos; Gestor Operacional; Liderança Feminina; Melhor Cooperado Avicultura; Melhor Cooperado Suinocultura; Inovação e Tecnologias; e Varejo, Inovação, Consumo e Ação em Marketing.
Ao ser destaque em importantes categorias, a Lar demonstrou sua solidez financeira, capacidade de inovar, desenvolvimento sustentável e a qualidade técnica de seus associados e funcionários. O reconhecimento também evidenciou a força do sistema cooperativista e suas importantes contribuições para o país.
CATEGORIAS PREMIADAS:
1º Lugar em Desempenho Econômico-Financeiro: Com crescimento exponencial no último ano, os indicadores da Lar foram destaque na categoria. A cooperativa registrou faturamento de mais de R$ 20,9 bilhões e distribuiu mais de R$ 100 milhões em sobras aos associados. Esse desempenho, somado a outros índices e projetos, confirmam a gestão eficiente, saúde fiscal e a capacidade de gerar resultados expressivos no setor.
O superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer, a gerente de Divisão Administrativa, Carmen Angela Campagnaro e a gerente da Divisão Financeira, Denise Baron, representaram a Lar nesta categoria e receberam o prêmio.

1° Lugar em Melhor Cooperado Avicultura: Com uma história inspiradora e indicadores zootécnicos de excelência, a avicultora Sônia Camatti Calegari, de Medianeira (PR), conquistou a primeira posição na categoria. Esse reconhecimento não apenas destaca a dedicação e as melhores práticas na atividade, mas também a visão empreendedora da associada ao investir na ampliação de estruturas. Resultados que servem como um exemplo de sucesso no sistema cooperativista de produção de aves.
Em um momento de celebração, a associada Sônia Camatti Calegari recebeu a merecida premiação no palco, acompanhada da filha, Maria Eduarda Camatti Calegari.

1° Lugar em Inovação e Tecnologias: Com o avançado sistema de inspeção de carcaças de frango por inteligência artificial, a Lar Cooperativa foi a grande vencedora da categoria. O projeto, denominado “Inspeção 5.0: Visão Computacional da Qualidade” e já em pleno funcionamento na Unidade Industrial de Aves de Matelândia (PR), possibilitou a otimização rigorosa do controle de qualidade, contribuindo para maior precisão e eficiência nas avaliações, além de redução de custos operacionais.
O prêmio foi entregue ao Supervisor do Controle de Qualidade da Unidade Industrial de Aves de Matelândia (PR), Kleber Motozo, que esteve acompanhado do superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer, da gerente industrial de avicultura, Lérida Fantin e da gerente de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade, Márcia Pessini.

2° Lugar em Gestão Socioambiental: O Programa Lar de Sustentabilidade, que inclui o Prêmio Lar de Sustentabilidade e o Selo Lar de Sustentabilidade em nível intermediário e avançado, garantiu à cooperativa o segundo lugar da categoria. A iniciativa incentiva e reconhece as boas práticas dos associados em suas propriedades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.
A gerente de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade, Márcia Pessini, recebeu o prêmio e celebrou a conquista.

2° Lugar em Liderança Feminina: Com uma trajetória marcada por constante evolução e estratégia, a gerente da Divisão Financeira, Denise Baron, garantiu mais um prêmio para a Lar ao conquistar o segundo lugar na categoria. Filha de associados, Denise iniciou na cooperativa em 2006, consolidando-se como um exemplo de crescimento interno e liderança inspiradora. Seu trabalho é reconhecido por projetos que aumentaram a credibilidade e a transparência da Lar junto ao mercado financeiro, e sua ascensão se destaca como um marco importante no setor, quebrando barreiras e conquistando espaço em um ambiente majoritariamente masculino.

2° Lugar em Varejo, Inovação, Consumo e Ação em Marketing: A campanha “Se é frango, é Lar”, garantiu à cooperativa o segundo lugar da categoria. A iniciativa foi reconhecida como um case de sucesso por ir além da publicidade tradicional: sua estratégia multimídia de forte impacto (rádio, TV, digital e impresso) utilizou uma narrativa envolvente, que criou desejo, estabeleceu uma conexão emocional com o consumidor e fixou o slogan como um selo de qualidade para o produto.
O prêmio foi entregue ao superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer e a gerente da Divisão de Alimentos, Giovana Rosas.

3° Lugar em Assistência Técnica Suinocultura: Com seu perfil atencioso e dinâmico, o médico veterinário Deividi Cristiano Schwendler garantiu o terceiro lugar na categoria. O profissional é reconhecido por sua constante presença com suporte ao produtor tanto em atendimentos presenciais quanto virtuais. Para alcançar indicadores zootécnicos de excelência, Deividi combina seu conhecimento em todas as fases da suinocultura com as melhores práticas de manejo e as últimas novidades do mercado.

3° Lugar em Melhor Cooperado Suinocultura: Premiado com a terceira posição da categoria, o associado Eugenio Buehrmann, de Missal (PR), se destaca por suas práticas de manejo e resultados excepcionais. Desde que assumiu a propriedade familiar, demonstrou uma gestão eficiente e inovadora, expandindo o plantel de 150 para 1.000 suínos. Eugenio mantém uma rotina rigorosa que prioriza o bem-estar animal, com atenção diária à saúde, nutrição e ao ambiente dos animais, consolidando como uma referência de sucesso na suinocultura.

3° Lugar em Melhor Gestor Operacional: Com um modelo de gestão que prioriza o reconhecimento das pessoas e a sustentabilidade dos resultados, a gerente da Unidade Industrial de Aves da Lar Cooperativa em Marechal Cândido Rondon (PR), Simone Sagrillo Biscaia, conquistou o terceiro lugar na categoria. Como gestora, acredita que a liderança feminina é uma força transformadora nas organizações e define sua trajetória como uma construção coletiva, firmada em aprendizados, parcerias sólidas e propósito. Apaixonada pelo trabalho na indústria, Simone busca desafiar constantemente suas equipes, fomentando uma cultura de aprimoramento e evolução contínua.

SOBRE O PRÊMIO
Realizado pela Gessulli Agrimídia em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) e com o apoio institucional da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o prêmio homenageia as cooperativas que mais se destacam no cenário nacional, bem como seus líderes e práticas de gestão. A iniciativa conta ainda com o apoio da Boehringer.
O troféu simboliza a força e a resiliência do Pau-Brasil, árvore que inspira o espírito de união e desenvolvimento sustentável que guia o cooperativismo.

 
               
                 
 
	 
 
	