Comunicação
22 de março de 2024 - Institucional
Lar Cooperativa convida crianças para celebrar o Dia Mundial da Água
A convite da Lar, crianças da rede municipal de ensino de Santa Helena (PR) aprenderam a preservação do meio ambiente de forma prática e divertida durante a visita em uma das 290 nascentes recuperadas por meio do Programa de Recuperação de Nascentes da Cooperativa. A ação, alusiva ao Dia Mundial da Água, foi realizada na manhã do dia 14 de março e reforça o compromisso com a preservação do meio ambiente, uma prática incorporada aos valores da Lar.
“A água é vital, tanto para produzirmos alimentos, quanto para o ser humano, para a fauna, flora, mas também para garantir uma agricultura autossustentável, só conseguimos exportar alimentos no volume que exportamos porque temos um país rico em água e temos que preservar essa que é uma de nossas maiores riquezas”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
As crianças da Escola Municipal Tancredo Neves aprenderam a importância da água e entenderam o ciclo completo. Os alunos também realizaram o plantio de árvores nativas da região e visitam as três nascentes recuperadas na propriedade do associado Sandro Barth, na Linha Pacuri, em Santa Helena (PR). Uma verdadeira aula fora da escola, um aprendizado que vão levar para vida toda.
“A presença de crianças em ações como essa já é uma tradição da Lar Cooperativa. Desde 2015, quando iniciamos o Programa de Recuperação de Nascentes, sempre convidamos alunos da rede municipal para celebrar o Dia Mundial da Água através de um ato de conscientização para a preservação do meio ambiente, onde eles vão não só aprender, mas também praticar as ações ensinadas”, destacou a gerente de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade, Marcia Pessini.
A visita às nascentes recuperadas foi o ponto alto da ação. No local, crianças e autoridades presentes beberam água diretamente da fonte revitalizada e, em seguida, realizaram o plantio de diversas árvores nativas da região que vão contribuir para a preservação ambiental do local. “Foi com meu pai que eu aprendi a preservar o meio ambiente, por isso hoje em minha propriedade também sigo com esse cuidado. Os ganhos para a produtividade são incalculáveis, além do legado que fica para os nossos filhos, como aconteceu comigo, mas também para a comunidade”, disse emocionado o associado Sandro Barth, ao lado de seu pai.
Programa de Recuperação de Nascentes da Lar Cooperativa
Somente no ciclo de 2023, foram recuperadas 112 nascentes em propriedades no Paraná, envolvendo 78 associados. Desde 2015, quando surgiu o Programa de Recuperação de Nascentes, já foram revitalizadas e preservadas 290 nascentes. Devido a relevância da iniciativa, o programa foi ampliado para os estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, permitindo uma participação ainda maior de associados em toda a área de atuação da Lar Cooperativa.
Até março de 2015, a previsão é recuperar 152 nascentes dos 100 associados que se inscreveram para o ciclo de 2024 do Programa de Recuperação de Nascentes. A Lar Cooperativa possui uma equipe permanente para atender as demandas exclusivas do programa e conta com o apoio de parceiros para realização de todo o trabalho realizado até o momento. Estudos comprovam que esse trabalho auxiliam as nascentes a adquirir perenidade e aumentar gradativamente a vazão, entre 30% e 300% do volume inicial dois anos após a conclusão da recuperação.