Comunicação

24 de maio de 2022 - Lar Agro

Iniciativas da Lar Cooperativa para a sustentabilidade do agronegócio são destaques em congresso nacional

As iniciativas e o compromisso da Lar Cooperativa com a sustentabilidade do agronegócio foram um dos assuntos em destaque no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, promovido pelo Banco do Brasil e a Petrobrás. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 18, 19 e 20 de maio e contou com a participação de empresários e lideranças políticas de todo o Brasil.

O diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, representou a Lar Cooperativa, ao participar como palestrante no painel “Crédito de metano no Brasil: investimento e emprego verde na produção de biocombustíveis e bioenergia”, assunto em que a Lar tem bastante afinidade e conta com vários estudos na área. Em sua fala, o dirigente compartilhou experiências, projetos e resultados da Cooperativa com a sustentabilidade do agronegócio, além de reafirmar o engajamento com o tema.

Irineo apresentou as políticas ambientais adotadas pela Lar Cooperativa, ações que vão desde recuperação de nascentes e uso de energias renováveis como o biogás. Ações que já renderam prêmios à Cooperativa, como no caso da geração de energia elétrica a partir do biogás gerado com os dejetos de suínos nas unidades produtoras de leitões e desmamados, e na Unidade Industrial de Soja 2 em Caarapó-MS, onde se produz energia com o uso de cavaco. Exemplos que contribuem com o meio ambiente, além de gerar economia no custo de produção.

O diretor-presidente encerrou a participação agradecendo o convite. Para a Lar, representa mais que o reconhecimento dos projetos, reforça que a Cooperativa está alinhada com o equilíbrio na produção sustentável de alimentos, sendo exemplo para outras iniciativas.

Também participaram do mesmo painel, Alessandro Gardemann, diretor da Geo Biogás & Tech, Claudio Calaça, diretor de produto da New Holland Agriculture América Latina e Juliana Rolla De Leo, CEO da Ecobusiness Solutions. Todos os convidados reforçaram a importância do investimento em energias alternativas para a redução de emissões de CO₂.