Comunicação
1 de novembro de 2024 - Institucional
Diretor-presidente da Lar Cooperativa é homenageado com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense por contribuições ao desenvolvimento do estado.
Em uma noite de prestígio e reconhecimento, Irineo da Costa Rodrigues, diretor-presidente da Lar Cooperativa, foi agraciado com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense em uma cerimônia solene realizada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Campo Grande, no dia 31 de outubro de 2024. A honraria, concedida anualmente a personalidades que contribuem para o progresso e o bem-estar da população do estado, foi uma indicação do deputado Paulo Corrêa e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo o governador Eduardo Riedel, secretários de governo, prefeitos, deputados e representantes do setor privado e da sociedade civil.
Irineo, ao lado de 88 outros homenageados, foi reconhecido pela trajetória da Lar Cooperativa no estado, que, ao longo de mais de duas décadas e sob seu compromisso com o cooperativismo, tornou-se uma das principais forças no setor de grãos de Mato Grosso do Sul. “Este título é um reconhecimento aos 22 anos de trabalho que a Lar Cooperativa tem realizado no estado, onde não apenas expandimos a área de cultivo e produção de grãos, mas também contribuímos com uma infraestrutura sólida que impulsiona o setor agrícola,” destacou Irineo. Ele frisou o impacto da cooperativa na agricultura regional, com a ampliação de áreas de cultivo e colheita de grãos, que, segundo ele, praticamente triplicaram desde a chegada da cooperativa ao estado.
A Lar Cooperativa, com sede em Medianeira, Paraná, conta atualmente com mais de 14 mil associados e é um dos grandes motores do desenvolvimento econômico local, com atuação relevante também no Mato Grosso do Sul. Além de se destacar no setor agrícola, a Lar possui uma moderna indústria de esmagamento de soja em Caarapó, que gera biodiesel como subproduto, comercializado dentro e fora do estado. Esse empreendimento, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos, solidifica o papel da Lar na cadeia produtiva e nas metas de sustentabilidade do Mato Grosso do Sul.
“Quero dividir esta honraria com todos os associados e funcionários da Lar, tanto aqueles que estão no Mato Grosso do Sul quanto nos demais estados,” afirmou Irineo, com gratidão, ao reconhecer o papel fundamental de sua equipe no sucesso da cooperativa. Para ele, a homenagem recebida evidencia ainda mais o compromisso da Lar com o propósito de “cooperar para melhorar a vida das pessoas”, que guia as operações da cooperativa em todos as suas áreas de atuação.
O evento, que celebrou os 46 anos de criação do Mato Grosso do Sul, homenageou líderes de diversos segmentos, incluindo empresários, profissionais liberais e personalidades políticas. Além da contribuição econômica, os homenageados foram destacados por seu comprometimento com as causas sociais e pela valorização das comunidades onde atuam.