Comunicação

30 de janeiro de 2024 - Sem categoria

Com iniciativas de inovação, Lar estima economizar mais de R$ 34 milhões

Ideias apresentadas por funcionários no decorrer do último ano vão permitir uma economia de mais de R$ 34 milhões em processos administrativos e industriais na Lar. O resultado foi apresentado durante a cerimônia de encerramento do ciclo 2023 do Programa de Inovação da Cooperativa, realizado na noite de terça-feira (23), no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR), reunindo centenas de funcionários, do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, que contribuíram com as soluções desenvolvidas.

“Foi um evento para encerrar o ciclo de 2023 do Programa de Ideias da Lar, que foi extraordinário em termos de resultado e de engajamento das pessoas. Isso é o reflexo da maturidade do nosso Programa de Inovação, que iniciou simples e foi crescendo a cada ano”, destacou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues. O Programa de Ideias é uma iniciativa dentro da face de Gestão de Ideias do Programa de Inovação, que nasceu com o objetivo de acolher ideias para aumentar a eficiência operacional, criar produtos e serviços, além de gerar novos negócios.

Para celebrar o resultado, as três melhores ideias, de oito categorias, foram premiadas em dinheiro, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Durante o ciclo de 2023 do Programa de Ideias, foram analisados 1.532 projetos, inscritos por mais de 1.500 participantes, um dos maiores números alcançados pelo programa. O Comitê de Gestão de Ideias, formado por lideranças de áreas diversas de atuação da Cooperativa, foi o responsável por apoiar a avaliação de cada trabalho.

“O reconhecimento pelo empenho de cada funcionário é tão importante quanto incentivar a adesão ao programa. Com isso criamos um fluxo contínuo e consequentemente geramos a cultura da inovação, cada vez mais presente no nosso jeito de trabalhar”, afirmou o superintendente Administrativo e Financeiro da Lar, Clédio Marschall.

Por mais um ano consecutivo, a Unidade Industrial de Aves, de Matelândia (PR), se destacou com o maior número de ideias inscritas: 407 no total. No ranking geral, os funcionários com o maior número de ideias viáveis com economia inscritas foram premiados com uma viagem para Bonito (MS), sendo que deste grupo, 11 trabalham na indústria de Matelândia (PR).

As soluções desenvolvidas são capazes de otimizar processos e reduzir custos administrativos e industriais, impactando diretamente no desempenho da Cooperativa. “Se a Lar superou o ano de 2023 foi graças ao empenho e sabedoria de todos, além de benefícios disseminados em toda a Cooperativa por iniciativas como o Programa de Ideias, ações que somadas fazem uma grande diferença”, encerrou Irineo da Costa Rodrigues.

Para concluir a noite no clima de comemoração, o artista Fábio Mahan cantou suas principais músicas, além de sucessos nacionais e internacionais. O artista iniciou sua carreira em Medianeira (PR) e se destacou no Brasil com seu talento.