Comunicação
12 de dezembro de 2024 - Institucional
Avicultura: com resultados acima da média nacional, Lar Cooperativa é premiada por taxa de eclosão
Com um índice de eclosão expressivo de 84,83% utilizando a linhagem Cobb Male, a avicultura da Lar Cooperativa, mais uma vez, se destacou no setor ao receber o prêmio Melhores Lotes Regionais 2023, concedido pela Cobb-Vantress. A premiação, entregue em solenidade realizada no dia 10 dezembro, no Centro Administrativo da Lar, em Medianeira (PR), é resultado da combinação entre o potencial genético da ave e a excelência das práticas da Cooperativa.
“É um trabalho que envolve diversas áreas, as matrizes precisam ser perfeitamente conduzidas na fase de recria para que possam expressar o potencial produtivo na etapa seguinte. A produção de ovos férteis, por sua vez, precisa trabalhar para que as aves produzam com o menor risco de contaminação possível, para que estes ovos eclodam e virem pintainhos no incubatório, que também precisa conduzir com maestria os 21 dias de incubação e aproveitar o máximo do que foi incubado. Todo esse trabalho leva muito tempo, são meses de condução das aves e ovos, o investimento em estrutura e em equipes profissionalizadas é o que nos diferencia e permite atingir resultados deste nível”, detalhou o gerente da Divisão de Pecuária da Lar, Daniel Dalla Costa.
O resultado da Lar Cooperativa de 84,83% na taxa de eclosão de ovos foi o melhor alcançado no Paraná dentro da genética avaliada. O desempenho é tão expressivo que supera a média geral estadual (76,92%) e a média geral nacional (76,37%), segundo dados da Agristats. “Nossos indicadores técnicos estão acima das médias do setor e isso reflete diretamente em melhor sanidade, menor custo e principalmente potencializa o desempenho do frango de corte, melhorando a rentabilidade e a satisfação do associado integrado”, citou o gerente de produção avícola da Lar, Sérgio Lenz.
A Cobb-Vantress é referência em genética de alto desempenho e também uma parceira estratégica na avicultura da Lar Cooperativa. O levantamento realizado pela empresa é um indicador relevante para o setor avícola, demonstrando não só o potencial genético desenvolvido, mas também para servir de base na tomada de decisões estratégicas visando a melhoria de práticas de manejo.
Estiveram presentes na solenidade de entrega da premiação o vice-presidente da Cobb Latam & Canadá, Bernardo Galo; o diretor Técnico/Comercial da Cobb Latam, Vitor Hugo Brandaliza; o diretor Comercial Cobb, Oscar Tonetto; o gerente Regional Cobb do Paraná, Alex Friederich e o gerente Comercial Cobb, Gustavo Triques. Por parte da Lar Cooperativa, marcaram presença, o diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues; o diretor 1° vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia; o diretor 2° vice-presidente, Urbano Inacio Frey; o superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer; o gerente da Divisão de Pecuária, Daniel Dalla Costa; o gerente de produção avícola, Sérgio Lenz; a supervisora URA/UPP/UIO, Michelle Moreira da Silva; o supervisor de recria, Ildomar Fra; a assistente PCP (planejamento e controle da produção), Gabriela Chiele Joner; a supervisora de Incubatório, Indianara Hoss Bohn e a líder de núcleo, Loiva Teresinha Vogel, além dos associados que integram os conselhos de Administração e Fiscal.
.