Comunicação

21 de setembro de 2021 - Institucional

A informação salva vidas não apenas no Setembro Amarelo!

Na última terça-feira (14/09) em parceria com a UniAmérica (Centro Universitário União das Américas), os funcionários do Centro Administrativo participaram de uma palestra sobre os Cuidados com a Saúde Mental, ministrada pela psicóloga e coordenadora do núcleo de apoio ao estudante da UniAmérica, Meire Perpétua V. Pinto, que relembrou a importância da informação e atenção aos detalhes com relação à prevenção e conscientização contra o suicídio e explicou mitos e verdades sobre o assunto.

Durante a fala, a psicóloga enfatizou o porquê precisamos deste período de reflexão, como identificar atitudes de alguém que está pedindo ajuda e o que fazer para ajudar. Além disso, ensinou a prestar atenção nas ações de autocuidado em nosso dia a dia: aumentar o contato com familiares e amigos, buscar tratamento adequado ao identificar transtornos mentais, iniciar atividades prazerosas, ter uma alimentação saudável, criar hábitos e reconhecer nossos limites, entre outras.

Além dessas dicas, é fundamental a conversa com empatia, respeito e compreensão com o indivíduo que esteja nessa situação delicada. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, auxilie-o a procurar assistência profissional, tais como:- CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza atendimento de apoio emocional e prevenção de suicídio pelo telefone 188, chat 24 horas e e-mail;- no CAPs ou Unidade Básica de Saúde do seu bairro.- Sites e redes sociais especializadas como podefalar.org.br, mapasaudemental.com.br, @gruposobrevivencias e @eurekka.