Comunicação

22 de março de 2016 - Institucional

Suinocultura: Lar inicia investimento de 55 milhões de reais em Santa Helena

Capacidade de produção de 280 mil leitões/ano, 10 mil matrizes alojadas, 42.587 m² de área construída, 50 empregos diretos, esses são alguns detalhes do projeto da Unidade Produtora de Leitões Desmamados da Cooperativa Lar. Para dar início ao empreendimento, que será construído em Moreninha, distrito de Santa Helena, a Diretoria Executiva da Lar e o poder executivo do município realizaram uma reunião para a comunidade visando explicar os detalhes da obra e assinar a ordem de serviço para início da terraplanagem. O evento simbólico e importante para a comunidade foi realizado na última quinta-feira (18), no salão comunitário de Moreninha, contou com a presença do prefeito Jucerlei Sotoriva, vereadores, diretores e gerentes da Lar, bem como a população do distrito, que lotou o local.

Durante a conversa com os populares o diretor-presidente da Cooperativa Lar Irineo da Costa Rodrigues apresentou a relevância da Cooperativa para o município de Santa Helena, local em que a Lar atua há 44 anos. A importância é exemplificada pelos números, hoje são 626 empregos diretos, 1.640 associados, 188 aviários (22% do total da Lar) e 12 milhões de reais ao ano distribuídos em salários. Irineo também destacou que entre 2014 e 2015 a Lar investiu em Santa Helena mais de 34 milhões de reais, valor utilizado para instalação do tombador na Unidade de Recepção de Grãos da Linha Vera Cruz, melhorias na área operacional, adequações na Unidade Produtora de Pintainhos, melhorias na Unidade Industrial de Rações e Unidade Produtora de Matrizes para suínos.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Helena e suinocultor da Lar Flávio Back, acompanhou o evento e disse da sua satisfação em participar, pois durante vários anos acompanhou a busca por uma área de terra adequada para a produção de leitões e demais tramites para que esse projeto pudesse se realizar, um empreendimento que trará mais oportunidades aos agricultores da região e seus filhos. “A Cooperativa Lar oferece o que o município precisa, um empreendedor sério e de resultado” afirmou o prefeito Jucerlei Sotoriva ao destacar que o agronegócio sustenta o desenvolvimento do Brasil e em Santa Helena não é diferente. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial Edson Kehl os investimentos da Cooperativa proporcionam a geração de renda para a região, fator que contribui para o desenvolvimento do comércio local, e do município como um todo.

A Lar no município de Santa Helena:

– Duas lojas de supermercados

– Três unidades de recepção de grãos

– Uma unidade produtora de pintainhos

– Uma Unidade Industrial de Rações

Obras em andamento da Cooperativa em Santa Helena:

– Posto de combustíveis (investimento previsto de R$ 5 milhões), com inauguração prevista para julho de 2016

– Implantação da 3ª linha de produção na Unidade Industrial de Rações, conclusão prevista para junho de 2016.

– Construção do Matrizeiro para produção de ovos férteis na fazenda Britânia (Sub Sede)

– Adequações nos núcleos de Recria em Vila Celeste

(Assessoria)