Comunicação

25 de abril de 2023 - Lar Agro

Manejo de inverno na avicultura de corte é tema central do CooperAves

Com palestras técnicas e informações gerais trazidas pela Diretoria Executiva, o CooperAves, tradicional giro de reuniões com os avicultores da Lar Cooperativa, atraiu mais de 700 participantes entre os dias 17 e 24 de abril, em nove municípios estrategicamente selecionados para atender o maior número de associados. Neste primeiro encontro do ano, o foco central ficou com o manejo de inverno na avicultura de corte.

O médico-veterinário e especialista de frango e ambiência da Cobb, José Luiz Januário, foi o palestrante convidado. O profissional esclareceu as principais dúvidas e orientou os avicultores sobre os procedimentos corretos para alcançar os melhores índices zootécnicos durante a época mais fria do ano, que exige cuidados antes mesmo do alojamento dos pintainhos.

“Quando vamos alojar um lote devemos nos preocupar como foi o lote anterior. Analisar a quantidade de água e umidade presente no ambiente, fatores que contribuem com a baixa temperatura e dificultam o controle por parte do produtor. O pintainho é muito sensível e não é capaz de suportar as mesmas condições do frango que acabou de sair pesando três quilos e meio, então o ambiente precisa ser preparado”, reforçou o palestrante sobre os cuidados durante o vazio sanitário.

Médico-veterinário e especialista de frango e ambiência da Cobb, José Luiz Januário.

O profissional elencou as maiores dificuldades na avicultura de corte durante o inverno, com destaque para o controle da temperatura corporal do pintainho. “O que mexe na vida de um pintainho e depois vai refletir em todo o lote, é a baixa temperatura. Na primeira semana, a temperatura corporal do pintainho atinge até 40,7 °C e cabe aos produtores garantir as condições ideais, o que exige planejamento para fornecer o aquecimento uniforme em todo o galpão no mínimo até a terceira semana”, afirmou o médico-veterinário, José Luiz Januário.

Para alcançar a temperatura ideal no aviário, o produtor deve se atentar ao dimensionamento correto da fornalha, vedação em locais estratégicos do galpão e garantir a ventilação mínima com os exaustores de acordo com a necessidade das aves. Além disso, o palestrante também falou sobre a recomendação da Cobb no controle da iluminação. “Ao alcançar o peso médio com sete dias, cerca de 200 gramas, recomendamos o produtor assegurar as oito horas de escuro, sono do pintainho, ou seja, luzes apagadas no galpão. Esse sistema deve funcionar até a 21ª semana porque o frango precisa dormir para o metabolismo funcionar corretamente”, finalizou o palestrante.

A equipe técnica da Lar aproveitou o momento para alertar sobre influenza aviária, com o objetivo de informar para prevenir a chegada da doença ao Brasil, sendo que parte do conteúdo compartilhado com o público está disponível nos meios de comunicação da Cooperativa que conta com diversos materiais didáticos sobre o tema. O gerente da Divisão de Pecuária da Lar, Daniel Dalla Costa, apresentou aos avicultores o atual momento da atividade, enquanto a Diretoria Executiva, com a presença do diretor 1° vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia e do diretor 2° vice-presidente, Urbano Inacio Frey, conversaram com os associados para alinhamento de demandas.