Comunicação

29 de setembro de 2025 - Sem categoria

Lar Universidade Corporativa completa cinco anos

A Lar celebrou, na manhã desta segunda-feira (29), os cinco anos de fundação da Lar Universidade Corporativa, em um evento marcado por atos simbólicos que destacaram o papel central da educação na estratégia da cooperativa.

“Investir em conhecimento é o mesmo que investir no futuro da cooperativa. Com a Lar Universidade Corporativa saímos da visão e partimos para ação. Não temos estrutura física e nem um corpo docente, mas contamos com uma rede de instituições de ensino parceiras e pessoas engajadas que acreditam na educação e isso tem feito toda a diferença”, destacou o diretor-presidente da Lar.

A cerimônia, realizada no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR), reuniu autoridades municipais e estaduais, representantes de instituições de ensino, além de funcionários e lideranças da cooperativa. Estiveram presentes o diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor 1º vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia, e o diretor 2º vice-presidente, Urbano Inacio Frey. A celebração contou ainda com a presença do prefeito de Medianeira, Antonio França, o superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, além do Dr. Luiz Donaduzzi, fundador da Prati-Donaduzzi e idealizador do Biopark, que integrou a frente de honra e foi o palestrante convidado.

Programação

A programação teve início com um gesto simples, mas profundamente simbólico: o plantio de uma oliveira no Bosque dos Pioneiros e Autoridades da Lar. A escolha da oliveira, árvore de raízes profundas e vida longa, serve de metáfora para o conhecimento, que deve ser cultivado com tempo, constância e cuidado, enquanto o fruto, que alimenta e ilumina, traduz o que se espera da formação: transformar aprendizado em serviço, eficiência e zelo no dia a dia.

Na abertura do evento, o superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, evidenciou o investimento da Lar em educação. “Embora a educação seja um princípio cooperativista, ou seja, praticado por todas as cooperativas, na Lar vemos esse pilar como um diferencial estratégico. Existe um investimento muito forte em pessoas através do conhecimento. O resultado de tudo isso é o desenvolvimento extraordinário da cooperativa que passa a contar com um time mais capacitado, porque o agronegócio exige esse perfil por ser uma área desafiadora.”

Na sequência, o superintendente Administrativo Financeiro da Lar, Clédio Roberto Marschall, apresentou os resultados e a trajetória da Lar Universidade Corporativa, reforçando o impacto e o legado da iniciativa.

“A partir de 2019, testemunhamos o crescimento vertiginoso da Lar, que dobrou seu tamanho em estrutura, pessoas e faturamento. Nesse contexto, nasce a Lar Universidade Corporativa, fundada com o objetivo de sustentar esse desenvolvimento e capacitar nosso time para os novos desafios, transformando conhecimento em ações que geram resultados concretos para a cooperativa”, afirmou Clédio Roberto Marschall.

Em apenas cinco anos de atuação, a Lar Universidade Corporativa, com o apoio de instituições parceiras, alcançou números impressionantes: foram mais de 180 mil participantes envolvidos em quase 10 mil eventos, incluindo cursos, treinamentos e capacitações de curta e longa duração.

Neste resultado expressivo destaca-se também a formação de 438 pessoas em cursos técnicos e 70 em graduações, sendo que 84 estudantes estão concluindo a formação, além de 258 participantes em pós-graduações.

Outras iniciativas estratégicas, como a plataforma Lar Educa, voltada para o ensino a distância; o programa Fábrica de Líderes; o Estudo de Cumbuca; e o Programa Nosso Jeito, entre outros projetos, demonstram um ecossistema completo de aprendizado à disposição dos mais de 15 mil associados e mais de 25 mil funcionários da Lar Cooperativa.

Para encerrar a programação, uma palestra de inspiração com o fundador da Prati-Donaduzzi e idealizador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi. O empresário compartilhou sua experiência e visão sobre como o conhecimento aplicado gera valor para pessoas, empresas e territórios. “Sem o investimento que fizemos em educação e inovação, a Prati-Donaduzzi seguramente não alcançaria as proporções que alcançamos hoje. É claro que existe um custo, mas o retorno é muito maior, não só financeiro, mas em conhecimento.”