Comunicação
7 de junho de 2016 - Institucional
Lar inaugura Unidade de grãos na Linha Dourado

Estrutura tem capacidade para receber até 18 mil sacas de grãos
Na divisa dos municípios de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu os silos e balança rodoviária vão atender a demanda de produtores para estocagem rápida de cereais.
Os produtores de grãos que enfrentavam certos transtornos de trânsito para a estocagem de pequenas quantidades de grãos, agora terão à disposição a Unidade de Recepção de Grãos de Linha Dourado. A obra foi edificada no antigo campo do Cosmos, município de Medianeira, divisa com Serranópolis do Iguaçu, margens da PR 495, ao custo de R$ 5 milhões. A capacidade de estocagem é de até 18 mil sacas. Agora os agricultores do entorno à Linha Dourado, que inclui moradores da Marquesita (Matelândia), São Miguel Arcanjo (Medianeira), Linha Bonatto (Serranópolis do Iguaçu) terão maior rapidez e agilidade na entrega da produção, evitando assim prováveis filas e problemas com trânsito, no caso os que faziam a entrega nos silos em Medianeira.
Inauguração
Driblando o frio e um pouco de cerração, um considerável público compareceu ao evento de inauguração na manhã do dia 3 de junho. Diretoria Executiva da Lar, conselheiros de administração e fiscal, gerentes de unidades, vice-prefeita de Medianeira, professora Delcir Berta Aléssio, presidente da Câmara de Vereadores de Medianeira, Pedro Seffrin, e uma centena de produtores associados prestigiaram a solenidade. Os presentes estavam curiosos, atentos e vislumbrados pela organização na identificação das instalações e, acima de tudo, pelo que vai representar na segurança ao produtor rural quando entregar a produção na Unidade. Édio Welter, membro do Conselho de Administração da Lar destacou que todos os investimentos da Cooperativa visam “atender melhor o associado”. Elencou os investimentos de maior grandiosidade, entre eles, a construção do Centro Administrativo, Laboratório Central, fábricas de rações, melhorias nas estruturas da Unidade de Recepção de Grãos do Bairro Condá (Medianeira) e ampliação das atividades agropecuárias, tudo para dar “tranquilidade e segurança o produtor”, destacou.
O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, enfatizou que a Unidade de Recepção de Grãos da Linha Dourado foi construída estrategicamente para “evitar o contra-frete de Medianeira até Serranópolis, o que provocava um gasto extra no transporte”. Diante da crise que atravessa o Brasil, Rodrigues lamentou atuação do Governo Federal que, por falta de planejamento gerou uma má gestão da coisa pública”. Mesmo diante de um quadro caótico, o dirigente passou uma mensagem de otimismo ao afirmar que a “Lar está preparada para enfrentar a crise e que, em algum momento poderá ter certo prejuízo, no caso da pecuária, com o aumento do preço das rações pela falta de milho no mercado.” Entretanto, finalizou: “Está chegando a safra de milho safrinha. A normalidade se avizinha”. (Texto Roberto Marin, fotos Camila Catafesta)