Comunicação

23 de setembro de 2025 - Institucional

Lar Cooperativa está entre as maiores empresas do Sul do Brasil

A Lar Cooperativa Agroindustrial foi reconhecida e agraciada no prestigiado prêmio “500 Maiores do Sul”, o mais importante ranking regional de empresas do Brasil, promovido pelo Grupo Amanhã, em parceria técnica com a PwC Brasil. O anuário, que celebra 35 anos de história, destaca a Lar como a 5ª maior empresa do Paraná e a 13ª maior empresa da região Sul do país.

O prêmio foi entregue em uma cerimônia especial com a presença de diversas autoridades políticas e empresariais, realizada no dia 17 de setembro de 2025, na sede do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba (PR).

Mesmo diante do cenário desafiador econômico e político, a Lar manteve sua posição como a 5ª maior empresa do Paraná, em comparação com o anuário divulgado em 2024.

O resultado é reflexo direto do planejamento estratégico e da gestão eficiente da cooperativa, que com resiliência e capacidade de adaptação, alcançou desempenho financeiro de destaque no cenário nacional. A premiação de 2025 reconhece o compromisso de todos os associados e funcionários, e reforça a importância econômica da Lar para o desenvolvimento do Paraná e da região Sul do Brasil.

Força do cooperativismo

O setor cooperativista foi destaque na edição de 2025 do prêmio “500 Maiores do Sul”. Entre as 100 Maiores do Paraná, 20 são cooperativas dos ramos agro, crédito e saúde. A representatividade é ainda maior entre as 10 principais empresas do estado, onde quatro são cooperativas, demonstrando a liderança e a solidez do setor.

Relevância do prêmio

Além de mostrar uma radiografia completa do Sul, o ranking gera valor e relevância para o ambiente de negócios. O prêmio atua como uma vitrine da excelência em gestão, servindo como uma fonte confiável para investidores, parceiros comerciais e analistas de mercado. Ao destacar as maiores empresas, o anuário contribui para a atração de novos investimentos e fortalece a confiança no potencial econômico da região.

Critério de classificação

Para revelar as maiores empresas do Sul, o Grupo Amanhã e a PwC Brasil construíram um indicador exclusivo: o VPG (Valor Ponderado de Grandeza). O índice reflete, de forma equilibrada, o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%). O ranking é baseado em balanços do exercício de 2024 publicados ao longo do primeiro semestre de 2025.