Comunicação

14 de julho de 2014 - Institucional

Inovação: Projeto Indústria de Ideias na Unidade Industrial de Aves

Inovar é algo essencial para as empresas, e as ideias são fonte de inspiração. A Unidade Industrial de Aves (UIA) desenvolveu o projeto Indústria de ideias, os trabalhos de desenvolvimento de ideias aconteceram de 1 de novembro de 2013 a 22 de dezembro do mesmo ano, 149 funcionários participaram, surgiram 101 sugestões.

As ideias dos colaboradores da UIA foram avaliadas por um comitê. Os critérios foram: inovação, elaboração e empenho do autor, resultado qualitativo, pay back (retorno financeiro) e resultado anual. 14 ideias foram consideradas viáveis para possível implantação. Os grupos selecionados uma camiseta do projeto como premiação simbólica e um certificado, tiveram um almoço de confraternização e concorreram a três prêmios principais. O primeiro lugar recebeu três dias em Águas de Verê Termas, o segundo lugar dois dias no Recanto Park Hotel e o terceiro lugar um dia nas Cataratas do Iguaçu e visita ao Parque das Aves, tudo com direito a acompanhante. As ideias ganhadoras tiveram iniciativas de redução de mão de obra e melhor aproveitamento de matéria-prima.

No dia 4 de julho na Associação Recreativa da Unidade Industrial de Aves em Matelândia foi apresentado o resultado do projeto e divulgado o nome dos ganhadores. A singela cerimônia contou com a presença do diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, diretor vice-presidente Lauro Soethe e diretor-secretário Urbano Frey; gerentes e líderes da UIA, representantes do Grupo Vanguarda e os colaboradores da UIA que desenvolveram as melhores ideias.

Inicialmente o supervisor de processos Rodrigo Lângaro apresentou o projeto que foi coordenado por ele. O diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues participou da entrega dos certificados de cada grupo e parabenizou a todos pelos resultados alcançados na Indústria de Ideia, inclusive pela UIA ser uma unidade que tem iniciativa e busca melhorar sempre. O diretor-presidente destacou também a previsão de aumento no abate da unidade até o final do ano para 300 mil aves/dia, salientou a importância do trabalho de cada um, e que com certeza cada vez mais a Cooperativa precisará de gente mais preparada, mais oportunidades surgirão.

A auxiliar do controle de qualidade Simone Soares completou dois anos de trabalho na UIA no dia em que recebeu o prêmio da segunda colocação da Indústria de Ideias e comentou: “é muito gratificante participar do projeto, nos incentiva a tentar e ter objetivos, e se eu não tivesse ganho já estaria feliz pela oportunidade de participar”. Simone ainda falou da forma divertida e motivadora que o projeto foi realizado, o que desperta o interesse de cada colaborador para buscar o seu melhor e ser reconhecido. A ideia que rendeu o prêmio como segunda colocada para a auxiliar de qualidade foi a instalação de seladora automática de miúdos, reduzirá 6 postos de trabalho.