Comunicação
20 de agosto de 2014 - Institucional
Dia Nacional do Campo Limpo: Atividades sobre conscientização da reciclagem das embalagens de defensivos agrícolas

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) que é referência no país e no mundo, lembra os resultados obtidos na recolha de embalagens no Dia Nacional do Campo Limpo, 18 de agosto. A comemoração já está em sua 10ª edição.
A Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste (ACCO), que tem a Central de recebimento de embalagens vazias em Santa Terezinha de Itaipu, preparou o local para receber a visita de alunos do 4º e 5º ano, das escolas do município. Mais de 600 crianças conheceram o trabalho realizado na recolha de embalagens no Dia Nacional do Campo Limpo. Puderam visualizar acondicionamento adequado dos vasilhames antes de serem destinados à reciclagem. “O produtor é parceiro em todo o processo” disse a gerente da central, Jaqueline Krackeker Cruz da Silva. Segundo ela, o agricultor adquire o produto, após o uso faz a tríplice lavagem da embalagem e devolve-a conforme o calendário de recolha, assim o ambiente onde vivemos permanece limpo. A gerente informou também que no Paraná 98% das embalagens vendidas são recolhidas.
A Cooperativa Lar participa ativamente no incentivo e na recolha de embalagens no Oeste, divulgando e conscientizando os associados. Os demais envolvidos: inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade tem papel importante para a conservação ambiental do campo.
Índices Nacionais
O Sistema Campo Limpo foi criado em 2002, e desde então mais de 300 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas já foram recolhidas e encaminhadas para o destino ambientalmente correto. Esse número demonstra o avanço da sustentabilidade no setor agropecuário brasileiro.