Comunicação

3 de julho de 2025 - Institucional

Deputado federal Pedro Lupion visita Lar Cooperativa e discute desafios do agronegócio

Na última quarta-feira (2), a Lar Cooperativa recebeu o deputado federal Pedro Lupion no Centro Administrativo, em Medianeira (PR). Durante sua visita, Lupion se reuniu com a Diretoria Executiva, superintendentes e gerentes da Lar, além de lideranças do quadro social, empresários e representantes do poder público local.

O encontro foi uma oportunidade para discutir as demandas e desafios do setor cooperativista e do agronegócio na região, além de fortalecer o diálogo entre a cooperativa e o governo federal.

“É nessas visitas que aprendemos e acolhemos as demandas, as necessidades do país. É também uma oportunidade para atualizarmos sobre o nosso trabalho em Brasília, falar dos desafios que enfrentamos para buscar juntos uma solução”, descreveu o deputado federal Pedro Lupion sobre o giro de reuniões que participa.

Na oportunidade, o deputado esclareceu importantes assuntos em pauta no Congresso Nacional, não só do interesse do agronegócio, mas também para a população de modo geral. “Tivemos uma semana tensa, com discussões sobre IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de juros e agora com o lançamento do Plano Safra 2025/2026 que foi extremamente decepcionante porque não atende os anseios do setor produtivo, nem se quer cobriu o período inflacionário”, afirmou Lupion.

O parlamentar destacou a falta de pontos importantes para o agronegócio no Plano Safra anunciado pelo governo federal e os impactos no setor. “Sem dúvida é um desafio que o agronegócio enfrenta, que afeta as cooperativas e os produtores, dificultando o custeio e os investimentos necessários, onde não se consegue acessar uma taxa de juros condizente e o seguro agrícola foi totalmente esquecido”, complementou o deputado federal.

Lupion finalizou sua fala exigindo mudanças e uma mensagem de força para o produtor. “O agro precisa ter mais respeito por parte do Executivo Federal. Estamos enfrentando dificuldades por falta de interesse do governo em assumir o compromisso de controlar os gastos públicos. Se o custo de produção está elevado é porque existe uma taxa de juros cada dia mais alta causada por uma má condução da economia e uma irresponsabilidade fiscal enorme. Apesar de todo esse cenário o produtor deve seguir confiante com seu trabalho. A união do setor faz toda a diferença nesses momentos”, concluiu o deputado federal.

A presença do deputado reforça a importância da Lar Cooperativa no cenário econômico e social do Paraná, destacando o papel estratégico no desenvolvimento local e regional. O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, agradeceu a presença do parlamentar e relembrou a conexão com a cooperativa.

“Pedro Lupion é uma pessoa que tem a política na veia porque seu bisavô, Moysés Lupion (in memorian), foi governador do Paraná e seu pai foi deputado federal. Seguindo o mesmo caminho da família, ele se preparou para ser político, foi estudar inclusive no exterior e acreditamos que tem uma carreira brilhante pela frente. Além de ser um grande defensor do agronegócio, tem um carinho muito grande pela Lar que tem suas origens a partir de doações de terras pelo então governador da época Moysés Lupion”, destacou o dirigente da cooperativa.