Comunicação
10 de abril de 2023 - Lar Agro
Coopersui alerta sobre o impacto da influenza aviária na suinocultura

A Lar Cooperativa concluiu no dia 04 de abril as reuniões do Coopersui com os associados integrados da suinocultura. Neste primeiro semestre do ano, dois encontros foram realizados, sendo um em Missal (PR) e o outro em Medianeira (PR), reunindo a família associada para um momento de aprendizado e debate sobre os assuntos mais relevantes do setor, entre eles a biosseguridade, tema em alta em decorrência dos últimos acontecimentos ligados à sanidade animal e que desperta um alerta entre os produtores.
O médico-veterinário e nutricionista de suínos, Rafael Bertuol, da De Heus, empresa especializada em nutrição animal, foi um dos convidados para conversar sobre o assunto com a família associada. O profissional destacou o impacto da influenza aviária na suinocultura. “A influenza aviária é um patógeno que causa um alto prejuízo ao produtor e toda a cadeia produtiva de animais. Quando existe algum foco da doença todos os animais presentes na mesma propriedade, onde foi diagnosticada a presença do vírus, precisam passar pelo abate sanitário, essa medida também se aplica em propriedades próximas ao foco da doença, incluindo restrição da chegada de ração e movimentação desses animais”. A medida sanitária está prevista no plano de contingência desenvolvido pelos órgãos governamentais responsáveis.
Rafael Bertuol explicou que o suíno ao ter contato com o vírus da influenza aviária não vai apresentar nenhum tipo de sintoma, mesmo assim o animal precisa ser abatido sanitariamente pois não existe tratamento para a doença. “A principal medida que podemos adotar nesse momento é continuar seguindo o nosso compromisso com a biosseguridade nas propriedades. Estamos em um momento muito delicado e contamos com a colaboração de todos para proteger a nossa produção e impedir a chegada desse vírus em nosso país”. A influenza aviária já foi detectada em diversos países que dividem fronteira com o Brasil, como por exemplo a Argentina, país vizinho à região Sul do Brasil.
O profissional encerrou parabenizando o engajamento do público da Lar Cooperativa. “O Coopersui é uma referência em propagação de conhecimento e esse momento se torna ainda mais especial quando temos um público engajado como por exemplo os associados que compareceram nesse encontro. Pessoas que questionam e que estão abertas ao conhecimento, parabéns aos produtores da Lar, todos comprometidos em produzir com responsabilidade para alcançar índices cada vez mais satisfatórios”, concluiu o médico-veterinário Rafael Bertuol.
Técnicos da Lar também realizaram apresentações ao público com as principais orientações aos suinocultores, com foco na biosseguridade, complementando um dia de muito aprendizado. Parte do conteúdo compartilhado com os associados integrados da suinocultura está disponível nos meios de comunicação da Lar Cooperativa. Diversos materiais didáticos foram desenvolvidos com o objetivo de informar e prevenir a influenza aviária.