Comunicação

1 de setembro de 2025 - Institucional

Casamento coletivo da Lar Cooperativa tem recorde de casais

A 7ª edição do Casamento Coletivo da Lar Cooperativa entrou para a história ao reunir, de uma só vez, 100 casais de 18 municípios do Paraná, para celebrar o amor e formalizar a união civil. A iniciativa, realizada no dia 30 de agosto no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR), é uma das mais relevantes ações sociais da cooperativa promovida desde 2004.

“São casais ou que já estavam juntos há muito tempo ou se conheceram na cooperativa, mas que não estavam regularizados juridicamente. Sabemos que um casamento tem um custo elevado e a Lar com seu lado social do ESG promove essa iniciativa custeando documentação e a cerimônia completa com tudo que um casamento tem direito”, evidenciou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Nesta edição, o casamento coletivo da Lar reuniu casais dos municípios de: Marechal Cândido Rondon (18); Matelândia (17); Medianeira (17); Santa Helena (15); Cascavel (06); São Miguel do Iguaçu (06); Foz do Iguaçu (05); Céu Azul (04); Rolândia (03); Itaipulândia (02); Ramilândia (02); Arapongas (01); Diamante D’Oeste (01); Entre Rios do Oeste (01); Guaíra (01); Lindoeste (01); Pato Bragado (01) e Terra Roxa (01).

Cerimônia completa

O Juiz de Paz, Sr. Alberto Dela Justina, conduziu a cerimônia, sendo responsável por todo o processo jurídico. A reflexão espiritual, que acolheu todas as religiões, foi conduzida pelo padre Nivaldo Rodrigo Aguilera Pereira com sua mensagem de amor, união, fé e o valores da família.

Assim como nas edições anteriores, a cerimônia foi planejada com muito carinho para tornar o dia dos casais inesquecível. O evento contou com uma decoração especial, troca de alianças, um brinde emocionante e a tradicional valsa, além de um almoço festivo e música ao vivo. Familiares dos noivos, lideranças políticas da região e a equipe de gestão da cooperativa marcaram presença, prestigiando a celebração.

Histórico da iniciativa

“Até a 6ª edição, o casamento coletivo foi organizado para os funcionários das indústrias frigoríficas da Lar, agora ampliamos para todas as unidades da cooperativa. Com o aumento no número de participantes, cresce também o impacto social da iniciativa de promover a inclusão social”, destacou a gerente industrial de avicultura, Lérida Fantin.

Em 2023, a Lar Cooperativa alcançou um recorde histórico para a iniciativa, formalizando a união civil de 118 casais que participaram das quatro cerimônias que contemplaram a 6ª edição do evento realizada nos municípios de Medianeira, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Rolândia.

Com apoio do Sescoop/PR, a Lar Cooperativa já promoveu a regularização jurídica de 361 casais que, por barreiras financeiras ou burocráticas, adiaram a oficialização da união. A iniciativa faz parte do programa “Faça da Lar o Seu Lugar”, que há mais de 10 anos promove uma série de ações internas em benefícios dos funcionários da cooperativa, sendo um dos mais completos programas da região ao incluir trabalhos na área social, saúde, bem-estar, educação, beleza, entre outras atividades.

Ações como essa demonstram os valores do cooperativismo. Ao celebrar o amor e a família, e oficializar a união de forma digna, a cooperativa cumpre seu papel social e reforça seu propósito de cooperar para melhorar a vida das pessoas.