Comunicação

26 de agosto de 2024 - Institucional

Lar conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

Com seu compromisso socioambiental e transparência de processos, a Lar Cooperativa conquistou no mês de agosto, o Selo Ouro no ciclo 2024 do Programa Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (PBGHG). A certificação no mais alto nível da classificação é concedida apenas para um seleto grupo de empresas que cumprem os requisitos do programa, que segue padrões internacionais e metodologias adaptadas para o contexto nacional.

“O selo ouro representa a seriedade com que a Lar Cooperativa trata das questões ambientais, especialmente, neste caso, com a descarbonização. O inventário feito internamente foi auditado pela ABNT, o que proporciona ainda mais confiabilidade para os públicos da Lar Cooperativa”, destacou o superintendente Administrativo Financeiro da Lar, Clédio Roberto Marschall.

O resultado foi divulgado oficialmente durante o evento anual do Programa Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (PBGHG), realizado no último dia 21 de agosto, no auditório da FGV EAESP, em São Paulo (SP). A Lar Cooperativa celebrou a conquista símbolo de um trabalho que continua. “O próximo passo é a elaboração de planos de ação possíveis de serem executados, de forma a mitigarmos ou mesmo compensarmos nossas emissões”, complementou Clédio Roberto Marschall.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto nacional, além do desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).  Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

A Lar participou de dois ciclos do programa, em 2023 quando recebeu o Selo Prata (referente ao inventário de 2022) e agora em 2024, com a conquista do Selo Ouro (referente ao inventário de 2023). A mais recente certificação só foi possível após o inventário da Cooperativa ser aprovado em auditoria externa, reconhecendo a transparência e ações concretas alinhadas às melhores práticas de gestão ambiental. A evolução para o Selo Ouro traz diversos benefícios, incluindo melhoria da reputação, vantagem competitiva no mercado, além do impacto positivo para o meio ambiente.

Ao participar do Programa Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (PBGHG), a Lar Cooperativa recebe permissão para registrar e publicar seu inventário na plataforma FGV do programa, considerada a maior base de dados pública de inventários corporativos na América Latina.  

Consulte o inventário da Lar Cooperativa através do link: https://registropublicodeemissoes.fgv.br/estatistica/estatistica-participantes/4703