Comunicação
3 de junho de 2016 - Institucional
Lançadas obras de matrizeiro de aves em distrito de Santa Helena

O Município de Santa Helena e a Cooperativa Agroindustrial Lar, fizeram na quarta-feira (25), o lançamento dos projetos das obras do matrizeiro de aves no distrito de Sub-sede. A edificação será na Linha Santo Antônio, local conhecido como Fazenda Rainha. O investimento será de R$ 65 milhões, com geração de aproximadamente 150 empregos diretos.
A área onde serão construídos os oito núcleos compreende 218 alqueires. São 100 mil metros quadrados de obras que agregarão a Unidade Reprodutora de Aves (URA). “O investimento por parte da cooperativa, com a compra da propriedade e investimentos em construções deve chegar a R$100 milhões”, observa o prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva.
Segundo o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, a capacidade será de alojar 70 mil aves em cada núcleo. Os pintainhos entrarão no espaço com 1 dia de vida e sairão com 21 semanas, em idade adulta.Em um panorama comparativo, atualmente a lar abate 340 mil aves por dia, o que, posteriormente aumentará para 540 mil aves.
Conforme projeção, devem ser gerados em torno de 500 empregos indiretos. Com a estruturação do matrizeiro de aves em Sub-sede, também haverá ampliação na Unidade Produtora de Pintainhos do distrito de Vila Celeste, quando serão gerados, no total 900 empregos, entre postos diretos e indiretos.
A estimativa é que, até o final do mês de agosto, ou início de setembro, parte do empreendimento já estará em funcionamento, conforme Irineo Rodrigues.
O evento de lançamento das obras faz parte das comemorações alusivas aos 49 anos de emancipação político-administrativa de Santa Helena e, segue uma programação de obras que vêm sendo realizadas, tanto pelo Município, quanto pela Lar.
(Dados assessoria Lar e prefeitura de Santa Helena)