Comunicação
2 de maio de 2016 - Institucional
Morre Dasenbrock: O associado fez parte da primeira lista dos 55 fundadores da Lar

Anton Josef Dasenbrock faleceu na manhã do dia 21 de abril, na cidade de Missal, (PR), vitima de insuficiência respiratória. Natural de Niedersachsen (Baixa Saxônia), noroeste da Alemanha ainda jovem alistou-se ao Exército Alemão tendo breve participação no final da II Guerra Mundial. Na década de 1950, a família decidiu emigrar para o Brasil, fixando residência no município de Rolante(RS). Como o início da colonização da chamada “Gleba dos Bispos”, hoje Missal, após uma longa jornada de 15 dias, parte da família Dasenbrock chega ao Oeste do Paraná no ano de 1964.
Três palavras podem definir quem foi Dasenbrock: o pai, o educador e o cooperativista. Com a esposa Elisabeth soube dar uma exemplar educação aos 9 filhos do casal, todos com famílias constituídas, bem encaminhados e com vida profissional de sucesso.
Como cooperativista seu nome sempre será lembrado com um dos 55 fundadores da Lar. Estava, em 19 de março de 1964, com seu pai, também Anton, e seu cunhado Aloys Hark na célebre reunião presidida pelo padre José Backes que deu início ao que é a Lar, hoje.
Trabalhou muito na roça, na comunidade de Boa Esperança. E ainda sobrou tempo para o trabalho voluntário na construção da Igreja Matriz de Missal, torre, e na primeira ponte sobre o Rio Ocoy.
A Diretoria Executiva da Lar e família associada não se cansa de reconhecer a dedicação e a confiança que o cooperado sempre depositou na Cooperativa e o exemplar legado de fidelidade deixado por Anton Josef Dasenbrock.
Descase em paz e que Deus o receba de braços abertos.
Anton Josef Dasenbrock, *10/10/1926 + 21/04/2016
(Roberto Marin)