Comunicação
22 de setembro de 2015 - Institucional
PROJETO ECONOMIZE NA CRISE: Funcionários apresentam ideias para reduzir despesas em R$12,6 milhões

Em um cenário nacional de economia turbulenta, alta de juros, inflação e impostos, a Cooperativa Lar teve uma iniciativa diferenciada, lançou a segunda edição do projeto Economize na Crise, retomando a proposta executada em 2007 que teve ampla participação dos funcionários e gerou uma economia superior a 1 milhão de reais. Na versão 2015, todos os funcionários da Cooperativa poderiam participar e inscrever ideias de redução de custos, aumento de produtividade, e/ou melhorias de layout. O projeto visa também cultivar o princípio de inovação entre os colaboradores e tinha como meta uma economia anual de R$1,5 milhão e a participação mínima de 100 funcionários. O resultado obtido surpreendeu: economia de R$ 12,6 milhões/ano e a participação de 226 funcionários que vão dividir uma bolada de mais de 10 mil reais em prêmios entre as três melhores ideias classificadas. Todas etapas do projeto, coordenadas por Márcia Pessini, funcionária com atuação específica na melhoria dos processos industriais e administrativos (ISO 9001) tiveram como embasamento o pensamento de que “inovar é o que garante a competitividade a longo prazo”. Assim, a economia “não é só para os períodos de crises, mas sim um processo constante”, afirma Márcia.
Os vencedores
Foram premiados os projetos pela qualidade e quantidade de ideias apresentadas. Os prêmios nos valores de 1,5 mil, 2,5 e 6 mil reais foram entregues as equipes classificadas entre 1º,2º e 3º lugares respectivamente.
O terceiro lugar ficou com a equipe da Unidade Industrial de Aves (UIA) que apresentou a ideia de “alterar sistema de embalagens de steak”, tendo como autores os funcionários Luiz Augusto Brandalize e Fernando Luiz Minato. A economia prevista é de R$ 540.327,24/ano.
A segunda colocação, também originária da UIA mostrou a proposta de “redução da mão de obra através da readequação de layout na embalagem secundária para o processo de envelopados”, pesquisa desenvolvida pelos colaboradores Adriano Marafon e Éder Adriano Cavali Stolberg, com uma economia estimada em R$ 1.333.278,60/ano.
A ideia campeã, com raiz na UIA tratou do “aproveitamento do retalho de peito gerado na rapid durante o processo de desossa automático do peito,” trabalho apresentado pelos colaboradores Edimar José de Carvalho, Nilva Bolduan da Silva e Fábio Rufino da Silva. A economia estimada é de R$ 1.922.966,16/ano.
Do total de 226 ideias inscritas foram consideradas viáveis 107, que a curto prazo vão gerar uma economia R$ 8,9 milhões no prazo de um ano que se somando a redução de R$ 3.7 milhões das ideias vencedoras apresentadas pelos funcionários da UIA, espera-se uma economia de R$ 12,6 milhões, “uma forma inteligente, racional e inovadora de combater a crise com ideias que brotam do ambiente de trabalho onde o funcionário sabe exatamente o que se pode economizar”, disse o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues ao finalizar o evento de premiação que aconteceu na noite do dia 18 de setembro na Associação dos Recreativa da Lar em Medianeira.
Demais homenagens: Unidade com o maior número de ideias viáveis: 1° lugar – Unidade Industrial de Aves 2° lugar – Unidade Industrial de Soja 3° lugar – Unidade Produtora de Pintainhos Divisão do Centro Administrativo com o maior número de ideias viáveis: 1° lugar – Divisão de alimentos e compras 2° lugar – Divisão administrativa financeira 3° lugar – Divisão Industrial