Comunicação

27 de julho de 2015 - Institucional

Medianeira – 55 anos: O desenvolvimento do setor industrial

Esse assunto renderia uma edição inteirinha de reportagens, abordando os mais variados temas que norteiam o sistema industrial de Medianeira e região. Incluindo todos que fazem parte desse processo, desde o pequeno agricultor, até os grandes chefes das multinacionais que fazem parte da nossa terra.

Sim, chamamos de multinacionais porque o sucesso ultrapassa as fronteiras do nosso país, hoje somos reconhecidos no mercado mundial, com alguns produtos e sua qualidade.

Ao que deve esse sucesso? Uma longa jornada, feita por pessoas fortes, visionárias que viram potencial nesse lugar de terra fértil e gente de bem.

O Presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues, fala sobre esse potencial: “O município de Medianeira tem uma posição geográfica privilegiada, tendo se estruturado para ser polo da microrregião. Este posicionamento atraiu os empreendedores para que aqui sediassem seus empreendimentos, inclusive na área industrial. Isto explica o porquê de tantas sedes de empresas regionais no município”

E por falar em Cooperativismo, é importante lembrar que a Lar acompanhou todo o processo de desenvolvimento da nossa amada cidade e também nossa região, ela foi fundada em 1964, em Missal, por um grupo de 55 agricultores. E se chamava Comasil.

Após um período delicado, onde analises feitas pelo Projeto Iguaçu de Cooperativismo, em 1970, concluíram que a Comasil não poderia continuar como estava, com problemas de difícil acesso, falta de infraestrutura e localização, a opção da mudança para Medianeira foi encaminhada e aceita. Em 1973 o número de sócios salta para 1.414, e o grupo passa a se chamar Cotrefal.

Durante o período de 1975 até 1980, algumas dificuldades foram enfrentadas como frustração de safras, instabilidade de preços, falência do frigorífico Frimesa e disputas internas pelo poder.

Um caos administrativo se instalou no Grupo Ruaro, o que levou as lideranças cooperativistas a optar pela aquisição da massa falida do frigorífico Medianeira. Surge então a Central Sudcoop, hoje Frimesa, tendo a Cotrefal como uma das filiadas, no embalo do negócio a Cotrefal compra a Oleolar, e dá inicio ao ciclo da industrialização e o ponta pé inicial para a marca LAR.

O lema da Cooperativa sempre foi “um por todos, todos por um”. A cerca disso, não só em questões econômicas e de produção, a cooperativa sempre esteve preocupada com o fator social, promovendo eventos esportivos, jornais informativos, e no anos de 1983 trouxe a novidade do Supermercado Cotrefal, que hoje é a rede de Supermercados Lar, o mais completo e acessível da nossa cidade.

Além disso, os colaboradores da Cooperativa contam com assistência médica, e uma cesta básica mensal. O colaborador é uma das bases da estrutura deste nome de sucesso, por isso a importância de dar todo o apoio necessário para eles.

Em março de 1991, Ignácio Donel entregou a presidência da Cooperativa para o engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues, foi quando o processo industrial ganhou corpo.

Uma de suas primeiras ações foi executar um novo organograma administrativo. Após essas mudanças a Cooperativa passou a evoluir ainda mais, acompanhando o espaço vago no campo da agroindustrialização. Em 1999 entra em operação a Unidade Industrial de Aves, junto com a Unidade Industrial de Carnes, que empregam mais de 4 mil pessoas e tem capacidade de 340 mil frangos/dia.

De Cotrefal para Lar

Em 2001, a Cotrefal deixa de existir, e a Cooperativa Agroindustrial Lar, se destaca. Em 2014 teve um faturamento de mais de 3 bilhões e empregou 7.301 funcionários, tem na base um quadro de 9.597 associados. A marca Lar está presente em mais de 200 produtos (enlatados, congelados, cortes de frango, além dos grãos: milho e soja). As exportações chegam na Europa, Ásia e nos países árabes.

Presente em 11 municipios do Oeste do Paraná, Leste do Paraguai, em Mato Grosso do Sul e mais 12 unidades em Santa Catarina.

Este é um pequeno histórico de uma das Cooperativas mais influentes na nossa região, os números apontam um imenso sucesso.

O potencial e diferencial de Medianeira

Para o diretor – presidente Irineo, “ Medianeira, além de ser uma cidade empreendedora e solidária, acolhe pessoas e empresas com uma atenção especial retribuindo com simpatia todas as iniciativas, o que gera um clima de amistosidade.” Ao ser questionado sobre os planos futuros é claro e objetivo: “Não é estratégico anunciar projetos futuros, mas a Lar tem expansão prevista na área comercial e industrial, a curto e médio prazo para o município de Medianeira.”

A Cooperativa Agroindustrial Lar é uma das grandes responsáveis pelo crescimento industrial e econômico de Medianeira, e dentro das ações desenvolvidas, o diretor Irineo destaca: “A decisão de separar as áreas industrial, comercial e administrativa, como forma de dar melhor foco, especializar as equipes e se preparar para o crescimento. A Cooperativa Lar tem investido muito em educação, e alerta que há um apagão no preparo da mão de obra. É necessário preparar mais a cidade, apesar da crise, a cidade continuará crescendo.”

Para completar, o presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar deixa um depoimento sobre o aniversário de nosso município:

“Medianeira tem crescido pela força de sua gente e dos empreendedores, os quais tem sido os indutores do desenvolvimento. Por sua posição estratégica e por estar estruturada vai continuar crescendo acima da média da região Oeste do Paraná, que é uma das regiões que mais cresce no nosso país. A cidade precisa continuar se estruturando para o crescimento da população, com infraestrutura e serviços, bem como investir em qualificação profissional. Feliz aniversário Medianeira!”

Redação Revista Guia Medianeira

Daiane Cavalca da Silva

Obs: Todas as informações sobre a Lar foram retiradas do site da Cooperativa (www.lar.ind.br)