Comunicação
1 de dezembro de 2014 - Institucional
Lar: Novembro Azul

Já realizado na Cooperativa Lar o mês Outubro ROSA, campanha de conscientização que estimulou as mulheres no autoexame das mamas, exames ginecológicos periódicos e mamografias para detecção precoce do câncer. Agora neste mês, estão ocorrendo palestras de conscientização para os homens no Novembro AZUL.
A programação do Novembro AZUL, trouxe no dia 18, a palestra sobre câncer, o que é, como acontece, e o mais importante a prevenção e o diagnóstico precoce. O palestrante Wilson Riedlinger – Presidente do Conselho Fiscal da UOPECCAN – Hospital do Câncer em Cascavel, foi taxativo na sua palestra, afirmando e orientando que o melhor tratamento para este mal é a prevenção e o diagnóstico precoce. “As campanhas desenvolvidas são para lembrar dos exames, mas precisamos nos condicionar a fazê-los com frequência, antevendo os malefícios, afinal a saúde é a nossa maior riqueza”.
O objetivo é conscientizar os homens para o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, e como saúde é coisa séria, todo dia é dia, e todo mês é mês para se falar de prevenção.
O alerta, parte dos órgãos de saúde, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença deve atingir mais de 68 mil homens nesse ano, no Brasil. Objetiva também conscientizar a população masculina a manter hábitos saudáveis que ajudem a evitar a doença, como a prática de atividades físicas com frequência, manter uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares e não contenha excesso de doces, frituras, bebidas alcoólicas, além de evitar o tabagismo.
Especialistas afirmam que a resistência dos homens em fazer visitas periódicas ao médico e principalmente fazer o exame de toque retal, é um dos maiores desafios para o diagnóstico do Câncer de Próstata. Preconizam a realização de exames de toque retal e do PSA anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Já para o grupo de risco, que inclui homens com histórico da doença na família, o ideal é que o exame seja feito a partir dos 40 anos.
O Médico do Trabalho na Cooperativa Lar – Dr. João Celio Martins informou que dentro da Campanha NOVEMBRO AZUL, houveram orientações sobre a elevação do PSA livre, que indica hiperplasia benigna na próstata. Se e elevação do PSA conjugado (ou PSA total), é mais indicativo de câncer. Contudo, a medição habitual detecta tanto a forma livre como a forma conjugada de PSA. Para melhorar a qualidade do teste, a pesquisa está desenvolvendo formas mais específicas para medir as duas categorias.
O aumento da taxa de PSA –em si- não significa necessariamente câncer. Uma elevação de PSA no sangue pode ser devido a uma infecção, a uma hipertrofia (crescimento) benigna da próstata ou ao traumatismo da mesma. O crescimento mais representativo da associação do PSA com câncer de próstata seria observar uma elevação, em relação a medição anterior, de 0,75 ng/ml ou maior durante um ano (chamada de velocidade do PSA). Normalmente, um PSA acima de 4,0 deve sugerir uma preocupação maior em acompanhamento médico. Neste caso o homem deve ser submetido ao exame digital (toque retal) e uma ultrassonografia transretal. Dependendo do resultado, uma biópsia prostática.
O Dr. João Célio finaliza: “Esse nível é associado, porém, com um número considerável de falsos positivos (65%) e falsos negativos (20%), demonstrando um baixo poder de detecção entre câncer e hiperplasia da próstata. De qualquer maneira, para uma maior prevenção do câncer de próstata, o estudo sugere que os homens devem fazer – pelo menos – um exame inicial de PSA no período de 40 a 45 anos de idade. Alguns estudos demonstram que esse exame é mais efetivo que o exame digital”, complementou.
A Diretoria Executiva participou do encerramento, realizado no dia 28 de novembro. O Diretor Presidente Lar – Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou a importância da saúde. “Nosso principal capital, é o capital humano, a nossa empresa é uma sociedade de pessoas, e intensificamos nos últimos anos as campanhas, sempre em prol de uma causa justa. Nesse final de ano, o foco foi a saúde. Tivemos o Outubro Rosa e o Novembro Azul, para sensibilizar mulheres e homens, para que cuidem da sua saúde e façam os exames de rotina”, informou o Diretor Presidente.
Câncer de Próstata
Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. EXAME DE SANGUE (PSA) E TOQUE RETAL.
O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.