LAR
         

Notícias

 

13/02/2019 - Lar Cooperativa realiza 6º sorteio da campanha rumo aos 55 Anos

01/02/2019 - LAR CRESCE 26% EM 2018 E FATURAMENTO CHEGA A R$ 6,38 BILHÕES

16/01/2019 - Dia de Campo da Lar: aproximadamente 1.650 associados participaram do evento

27/12/2018 - Lar Cooperativa entrega carro 0km na véspera de Natal

21/12/2018 - Nota de Informação e Esclarecimento

20/12/2018 - Lar Cooperativa realiza 5º sorteio da Campanha Show de Prêmios Lar

12/12/2018 - Funcionários da Lar e Frimesa concluíram curso técnico

11/12/2018 - Lar Cooperativa recebe quatro troféus de Inovação

05/11/2018 - Lar Cooperativa entrega carro 0Km em Medianeira

30/10/2018 - Lar Cooperativa promove o 4º Fórum LAR AGRO


Anterior | Próximo

1

 

Dia de Campo da Lar: aproximadamente 1.650 associados participaram do evento

  16/01/2019

    O tradicional Dia de Campo que é realizado anualmente na Unidade Tecnológica da Lar, localizada ao lado do Centro Administrativo, em Medianeira (PR), foi realizado entre os dias 8 a 10 de janeiro recebeu um público estimado em 1.650 pessoas que foram conhecer novas tecnologias para o melhoramento das atividades agrícolas e pecuárias. O evento teve a participação de 22 empresas ligadas a agricultura e outras 18 com foco na pecuária, além de máquinas agrícolas e instituições bancárias. Como sempre, a Itaipu participou ativamente mostrando os projetos voltados para a agricultura, focados na conservação de solos e plantio direto. O superintendente de Negócios Agrícola, o engenheiro agrônomo Vandeir Conrad enfatizou na abertura do evento que “os detalhes é que fazem a diferença nas atividades agropecuárias”. E completou: “Parceria, participação e conhecimento representam indicativos de sucesso nos processos produtivos”. O coordenador do Dia de Campo, engenheiro agrônomo Ricardo Heintze destacou que o Dia de Campo contempla a oportunidade da visita nas estações experimentais com mais de 40 variedades de soja e o respectivo desenvolvimento em duas épocas de plantio distintas – setembro e outubro- e os principais híbridos de milho segunda safra.

    Os mais de 45 dias de estiagem em muito prejudicaram o desenvolvimento dos cultivares que não apresentaram o melhor do potencial produtivo. Para o diretor-presidente da Lar Cooperativa, engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues, “a seca não foi a primeira e nem será a última. As perdas nas lavouras de soja são estimadas em torno de 40 % ou mais”. Mesmo assim, não há motivo para desânimo pois na “vida tem que se ter atitudes, e na soma das pequenas coisas é que podemos colher o sucesso”, entusiasmou os cooperados.

    Para Elas

    Em 2019 a Lar inovou e promoveu o primeiro evento exclusivo para mulheres, denominado Dia de Campo pra Elas no dia 8 de janeiro. E o público feminino prestigiou e participou ativamente. Mais de 450 mulheres visitaram os estandes de expositores, visualizaram as cultivares plantadas, esclareceram suas dúvidas e voltaram para casa ainda mais animadas para continuarem a fazer a diferença em suas propriedades rurais.

    Adriana do Carmo, 22 anos, gestante de seis meses também compareceu ao Dia de Campo acompanhada da sogra Irene Rosa Feltrin, 51 anos, residentes no distrito de Santa Rosa do Ocoi, São Miguel do Iguaçu. Adriana que espera uma menina (Ana Beatriz) disse que veio ao evento a convite das amigas. E ficou encantada. “Chamou muito minha atenção o tratamento de sementes e as recomendações para se fazer a implantação de uma bela lavoura”, pontuou.

    Demonstrações práticas

    Dentre os pesquisadores presentes estavam representantes do IAPAR, Emater e Federação Brasileira do Plantio Direto e Irrigação. Coube a bióloga e especialista em agronomia, Marie Bartz, filha do pioneiro em plantio direto no Paraná, Herbert Bartz, e membro da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação explicar a necessidade dos agricultores em manter sempre um olhar nos organismos que vivem no solo, especialmente as minhocas, área de pesquisa da Marie. Uma boa palhada, a rotação de culturas, a presença de uma macrofauna são fundamentais para deixar a terra fofa, com cheiro de mato e, assim, evitar a compactação do solo que impede o desenvolvimento das raízes na máxima profundidade”, destacou.

    Na avaliação dos participantes, o Dia de Campo da Lar foi coroado de sucesso pois foi mais uma oportunidade para o agricultor conhecer o que existe de melhor em tecnologia do “plantio até a colheita”.