LAR
         

Notícias

 

20/04/2018 - Nota de Esclarecimento - Suspensão União Europeia

13/04/2018 - Lar entrega micro-ônibus para APAE de Medianeira

12/04/2018 - Conexão Mulheres reuniu 470 cooperadas em Medianeira

28/03/2018 - Lar Cooperativa realiza entrega de Jeep Compass 0km

22/03/2018 - Lar comemora 54 anos de fundação com sorteio de Jeep Compass 0 km

07/03/2018 - EM BRASÍLIA: Lideranças cooperativistas têm audiência com presidente da República

23/02/2018 - Lar Cooperativa forma 2ª turma no Programa de Certificação de Conselheiros

05/02/2018 - SANTA TEREZINHA: Unidade promove Dia de Campo

01/02/2018 - AGRONEGÓCIO EM ALTA: Dia de Campo em Maracaju - MS mostra potencial produtivo

30/01/2018 - AGO: Lar cresce 4,82% e faturamento chega aos R$ 5,06 bilhões


Anterior | Próximo

1

 

Sustentabilidade no Agronegócio: Palestra com Xico Graziano atraiu o público de Medianeira e região

  01/08/2017

    É possível produzir mais no agronegócio e preservar o meio ambiente? O engenheiro agrônomo e doutor em Administração Xico Graziano afirma que sim. Ele foi o palestrante que iniciou o ciclo de palestras CBN AGRO na noite de 31 de julho em Medianeira (PR), no Lar Centro de Eventos. Xico falou por cerca de uma hora e meia para um público de mais de 1.000 pessoas, uma plateia variada, composta principalmente por produtores rurais (homens, mulheres e jovens), acadêmicos, professores universitários, empresários e lideranças regionais.

    O engenheiro agrônomo falou muito sobre evolução científica e tecnológica, de Copérnico aos transgênicos, tanto na história da humanidade quanto na agricultura e pecuária. Segundo Xico, um dos objetivos da palestra é mostrar que o grande aliado para preservar e produzir ao mesmo tempo, além da educação, da cultura, e da conscientização, é a tecnologia. Ele compara a sustentabilidade com a globalização, não tem como ignorar, é necessário saber o que está sendo dito e ter conhecimento sobre o assunto. Graziano também listou o que é feito de correto ambientalmente no nosso território: o Brasil como campeão Mundial no recolhimento de embalagem vazia de agrotóxico, referência no plantio direto, preservação do solo, manejo integrado de pragas, mas outros pontos que ainda precisam melhorar como o bem-estar animal na bovinocultura.

    Xico alertou que não basta ter a tecnologia, é necessário organização. Por isso destacou o trabalho das cooperativas no agronegócio, pois o produtor rural precisa ser uma pessoa coerente com os tempos modernos, que vai atrás do conhecimento. Mencionou como exemplo as fontes de energia renováveis. O palestrante também instigou o público sobre o maior desafio para o futuro, segundo ele são os jovens, eles devem dominar a agenda da sustentabilidade. Ele se surpreendeu ao ver tantos jovens da Lar Cooperativa participando do evento voltado ao agronegócio, algo que não é comum nas outras regiões do Brasil. O evento foi promovido pela rádio CBN, com o apoio da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e a edição de Medianeira contou com o apoio da Lar Cooperativa Agroindustrial.