LAR
         

Notícias

 

01/08/2017 - Sustentabilidade no Agronegócio: Palestra com Xico Graziano atraiu o público de Medianeira e região

11/04/2017 - Lar inaugura o segundo incubatório da Cooperativa

20/03/2017 - LAR: Nota com relação a Operação Carne Fraca

31/01/2017 - AGO: Lar cresce 19,67% e faturamento chega a R$ 4,85 bilhões

28/11/2016 - Lar inaugura 4ª unidade em Aral Moreira

15/11/2016 - Cantarolar: um show de música e interpretação de qualidade

12/11/2016 - CANTAROLAR: NOME DOS FINALISTAS

09/11/2016 - FESTIVAL: INICIA NESTA QUINTA-FEIRA A 12ª EDIÇÃO DO CANTAROLAR

01/11/2016 - Ministro Blairo Maggi visita Lar e conversa com produtores

24/10/2016 - Lar Centro de Eventos: Um marco para o desenvolvimento cultural e educacional da região Oeste do Paraná


Anterior | Próximo

1

 

Lar Centro de Eventos: Um marco para o desenvolvimento cultural e educacional da região Oeste do Paraná

  24/10/2016

    A estrutura tem capacidade para abrigar 2.147 pessoas sentadas e servirá para realização de shows, assembleias, festas, convenções e eventos técnicos

    Na noite do dia 20 de outubro foi inaugurado Lar Centro de Eventos, um espaço que ocupa uma área total de 9.200 metros quadrados e que é destinado à realização de atividades múltiplas tendo como alvo o desenvolvimento cultural, técnico e educacional. A estrutura interna tem capacidade para abrigar 2.147 pessoas sentadas ou seis mil para um público em pé, formato show. O centro vem suprir uma carência latente em todo o Oeste do Paraná que há anos exigia um local especial para feiras, palestras, shows, convenções, entre outras dezenas de atividades. O Centro de Eventos está localizado na Avenida 24 de outubro, margens da BR - 277, no km 669, ao lado do Centro administrativo da Lar Cooperativa, Medianeira (PR). As obras foram finalizadas em menos de dois anos e meio. A Cooperativa investiu na obra cerca de R$ 35 milhões. Todas as instalações foram edificadas usando-se o que há de mais moderno em termos de sustentabilidade, segurança, tratamento acústico, palco, climatização, camarins, duas salas de treinamentos (capacidade superior a 100 pessoas) e uma cozinha completa.

    Finalidade

    O local atenderá a demanda de eventos da Lar e de municípios da região. Na agenda está programada a FEMULT 2016 (Feira Multissetorial de Negócios de Medianeira, de 3 a 6 de novembro), o CANTAROLAR (Festival da Canção de 10 a 12 de novembro), Convenção de Vendas, Fórum da Soja e do Milho, Concurso de Produtividade e também estará disponível para locação à formaturas, congressos, convenções, assembleias, casamentos (um está marcado para o ano de 2018), peças teatrais, espetáculos culturais e shows. Ao lado do Centro de Eventos foi construída uma pequena capela, a de São José, esposo de Maria, ele que é o padroeiro da Lar. Uma homenagem religiosa e histórica. A Cooperativa foi fundada no dia de São José, 19 março, pelo padre José Backes, primeiro presidente da associação e colonizador da antiga “Gleba dos Bispos”, hoje município de Missal (PR), no ano de 1964.

    Inauguração festiva

    A solenidade de inauguração da noite de 20 de outubro contou com a presença da Diretoria Executiva da Lar, associados, funcionários, deputados estaduais, federais, dirigentes cooperativistas, prefeitos, vereadores e outras autoridades convidadas que assistiram à palestra proferida pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e ao show do Padre Alessandro Campos.

    O prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo (PSDB) disse que “a visão e o empreendedorismo da Cooperativa Lar a coloca novamente na vanguarda dos acontecimentos do Paraná e do Brasil.”

    Em sua fala, o diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial Lar Irineo da Costa Rodrigues ressaltou o fato de que a inauguração acontece em um momento delicado da economia nacional. “Ao contrário do que se vê, aqui na Lar Cooperativa e em outras cooperativas, nós não reduzimos ritmos de trabalho, ampliamos os negócios e empregamos cada vez mais. Sem dúvida este é um grande marco na caminhada de 52 anos da Lar. Uma necessidade tanto para nós, tanto para o município e para região Oeste do Paraná”, disse o presidente.

    Coube ao engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues fazer a palestra inaugural abordando o tema: “O Agronegócio e as Cooperativas”. Rodrigues disse que o mundo precisa de alimentos, na falta deles, as guerras explodem. “Só teremos paz quando a população tiver o que comer. E o Brasil tem a oportunidade de produzir 40% dos alimentos para o mundo até 2050. E nesta missão as cooperativas já estão fazendo a parte que lhes compete”, enfatizou.

    Festival de atrações

    As primeiras apresentações culturais foram de artistas regionais e aconteceram na noite do dia 21 de outubro quando subiram ao palco: A Orquestra de Sopro de Marechal Cândido Rondon, Companhia Municipal de Dança de Missal, Coral Italiano de Medianeira, Grupo de Dança do CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira, Grupo de Corda e Fole de Serranópolis do Iguaçu, apresentações gauchescas de artistas medianeirenses – Irmãos Mazzola, Victor Conti, professor Valdir Antunes, Valdomiro Garcia, Maryanne Francescon e Ana Luíza Mazzola. A noite com variedade de artistas da região mostrou um dos propósitos do local: fomentar a cultura. O repertório mostrou a diversidade cultural da região, colonizada em sua maioria por descendentes de alemães e italianos vindos do Rio Grande do Sul. A noite fechou com show sertanejo da dupla Maria Cecília e Rodolfo.

    (Texto: Roberto Marin/ fotos: Leandro Carvalho)

    *fotos em alta resolução disponíveis nos links https://flic.kr/s/aHskFLpy2w e https://flic.kr/s/aHskM2oPq1