Uma história de cooperação, atitude e amor.

 
 


Cooperativa Agroindustrial Lar

Missão

     Promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e comunidade, de forma sustentada, através de agregação de valores à produção agropecuária.

História

       Como parte de uma estratégia de colonização, baseada nos ensinamentos da encíclica Mater et Magistra (Mãe e Mestra), do Papa João XXIII, que tratava da questão social da terra e da solução através de uma divisão cooperativista, oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 55 agricultores se reuniram em 19 de março de 1964, na vila de Missal-PR, para a constituição da Cooperativa. Os associados mal podiam imaginar que estavam criando uma das mais sólidas Cooperativas do Brasil.
      O início dos trabalhos foi com a produção agrícola, em que a Cooperativa atendia os pequenos produtores da região com a recepção, armazenagem e comercialização de grãos. Parte da produção passou a ser industrializada pela Cooperativa, a partir da década de 1980. Atendendo a demanda dos associados e população em geral, em 1983, a LAR inicia suas atividades no ramo de Supermercados, que hoje contam com 13 lojas. Devido ao crescimento promovido pela mecanização agrícola e para melhor atender os programas de expansão, a Cooperativa expandiu as atividades para três estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, além do Paraguai.
      Atuando no setor agropecuário, com produção e comercialização de grãos como soja, milho e trigo e produtos como aves, suínos, ovos, rações, vegetais e mandioca, atualmente a LAR possui mais de 8.000 associados e cerca de 6.000 funcionários. O associado é o personagem principal desta história, pois o desempenho econômico e social da Cooperativa depende fundamentalmente da organização de seu quadro funcional.
      A Ampliação das atividades agrícolas e pecuárias, a capacitação técnica de produtores rurais e geração de empregos, são fatores que definitivamente contribuem para o desenvolvimento nas áreas de atuação da LAR. Os resultados são sentidos, de forma sustentável, por todas as fases da cadeia produtiva, do associado ao consumidor final, resultando em produtos de alto padrão de qualidade, destinados ao mercado nacional e internacional


Balanço 2011


Balanço 2012


Balanço 2013

Informações complementares - 2013

 
© 2011 Cooperativa Agroindustrial Lar | Av. Brasília nº 1220 | Medianeira-PR | Fone: (45) 3264-8800 / SAC: 0800 45 8800 | email: lar@lar.ind.br